Missão em Marte fotografa cânions 5 vezes mais profundos que o Grand Canyon

Em Marte, o buraco é mais embaixo

Missão em Marte fotografa cânions 5 vezes mais profundos que o Grand Canyon
Créditos: Divulgação/NASA

Agência Espacial Europeia (ESA) divulgou nesta semana novas imagens do Valles Mariners, maior desfiladeiro (também chamado de cânion) do Sistema Solar, localizados em Marte. As fotos foram capturadas pela sonda espacial Mars Express, que está há quase 20 anos orbitando o planeta vermelho. O acidente geográfico está no equador de Marte, sendo claramente perceptível em todas as imagens que mostram a região onde ele está localizado. 

25/07/2022 às 17:30
Notícia

NASA: ajude a agência espacial a reconhecer nuvens em Marte

Sim, existem nuvens em Marte, mas não do jeito que você imagina

Valles Mariners: 7 km de profundidade

Cânions são comuns no nosso planeta Terra. Existem alguns no Brasil, mas o mais famoso e considerado o maior do mundo é o Grand Canyon, localizado no estado do Colorado, Estados Unidos. Mas mesmo atingindo 1,8 km de profundidade em alguns pontos, ele fica pequeno ao lado do Valles Mariners. O cânion marciano chega a atingir 7 km de profundidade em algumas áreas e tem incríveis 4000 km de comprimento — praticamente a mesma distância entre Los Angeles e Nova Iorque, cidades americanas localizadas na costa do Pacífico e Atlântico, respectivamente. Não à toa o Valles Mariners é tão visível no equador marciano

Nas imagens abaixo você verá as imagens divulgadas pela ESA. Ao contrário do Grand Canyon, que foi formado pela atividade hidrográfica do Roo Colorado, o Valles Mariners surgiu através da atividade geológica do planeta, hoje já extinta, que movia as placas tectônicas de Marte. O cânion maricano é tão grande que existe uma montanha de 3 km no seu vale (primeira imagem). Para comparação, a maior montanha do Brasil, o Pico da Neblina, mede 2,9 km. Na terceira imagem está o mapa topográfico. Quanto mais próximo do azul, mais profundo é a região.


Créditos: Divulgação/ESA.

 

Fonte: Extreme Tech

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.