Samsung aceita multa de US$ 9,8 milhões por enganar consumidores na Austrália

Empresa vendeu cerca de 3,1 milhões enganando os consumidores sobre a resistência à água deles

Samsung aceita multa de US$ 9,8 milhões por enganar consumidores na Austrália
Créditos: Divulgação Samsung

Uma área cinza dos marketing das vendedoras de smartphones é o marketing sobre a resistência dos modelos à água, com diversas empresas processadas recentemente por mentir para seus usuários. A Samsung é uma dessas fabricantes que pega mentindo e terá que pagar uma multa na Austrália, onde supostamente vendeu milhões de modelos com marketing excessivo.

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Através de uma condenação feita pelo juiz da Corte Federal Australiana, Brendan Murphy, a gigante sul-coreana terá que pagar um valor de 14 milhões de dólares australianos (US$ 9,8 milhões) em até 30 dias. Junto disso, a empresa também terá um custo adicional de 200.000 dólares australianos (US$ 140.000) pelo custo do processo na Comissão Australiana de Concorrência e Consumidores.

Segundo relatado pela ABC News, via PhoneArena, a Samsung não deverá contestar a decisão judicial, concordando em pagar a multa estipulada. As alegações foram feitas sobre nove anúncios que ocorreram em 2016 e 2018, onde ela afirmou que os modelos Galaxy S7, S7 Edge, A5 (2017), A7 (2017), S8, S8 Plus e Note 8 possuem uma resistência que não era verdadeira.


Créditos: Divulgação Samsung

 Nas campanhas de marketing a fabricante afirmou que esses aparelhos poderiam ser usados normalmente em piscinas e água do mar. Entretanto, eles não funcionavam tão normalmente molhados, com a água podendo danificar as portas de carregamento enquanto ele estava ligado na tomada.

Foram vendidos cerca de 3,1 milhões de unidades desses aparelhos na época no país, mas não foi detalhado a quantidade de modelos que tiveram suas portas danificadas. Segundo relatos da presidente da comissão, Gina Cass-Gottlieb, centenas de proprietários fizeram reclamações contra a empresa, com alguns alegando que os smartphones pararam de funcionar.

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Inicialmente os advogados da Samsung negaram que ela tenha enganado seus consumidores nas campanhas de marketing. Além disso, o juiz Murphy alegou que a empresa não cooperou com as investigações, algo que a empresa contestou.

Via: PhoneArena Fonte: ABC News

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