5 dicas para aumentar a audiência do seu podcast no Spotify

Formato de conteúdo está crescendo em todo o mundo

5 dicas para aumentar a audiência do seu podcast no Spotify
Créditos: Divulgação/Spotify

Não é novidade que o podcast é um formato que vem crescendo no Brasil e no mundo — hoje já são mais de 4 milhões de podcasts no Spotify e esse número cresce a cada trimestre. Mas, depois de colocar o podcast no ar, a pergunta mais frequente é: como aumentar a audiência? Confira cinco dicas para alcançar mais ouvintes na podosfera

27/07/2022 às 12:00
Notícia

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1. Defina seu público-alvo

Você pode estar pensando: "meu podcast é para todos", mas tenha em mente que a chave para aumentar o seu número de ouvintes é encontrar o seu nicho. Considere o público que provavelmente se identificará mais com o conteúdo — quanto mais específico for o tema do seu show, mais fácil será identificar e envolver sua audiência.

2. Entenda quem são os ouvintes

Onde eles vivem, quais são seus interesses, que outros podcasts escutam? Para responder a estas perguntas, a recomendação é usar a Anchor, que inclui tudo para criar e distribuir seu podcast. A análise integrada da plataforma gratuita pode ajudar a acompanhar a demografia e tendências de seus ouvintes atuais. Além disso, você pode descobrir quantos ouvintes escutam a maioria de seus episódios, os momentos mais populares de seu podcast, os episódios com o maior número de ouvintes, agendar lançamentos de episódios e anúncios e mais.

3. Conecte-se com a audiência

Uma vez que você tenha identificado seu público, conecte-se com eles. Concentre-se em construir uma comunidade em torno do seu podcast. Ao criar oportunidades para os ouvintes interagirem com seu podcast, você fomenta um senso de comunidade.

Nas mídias sociais

  • Promover seu programa nessas plataformas facilita para que as pessoas o descubram e você promova o seu conteúdo. Aproveite algumas outras dicas para divulgar seu conteúdo:
  • Publique sobre cada novo episódio.
  • Use hashtags específicas para o seu programa, assim os ouvintes poderão contribuir para a conversa.
  • Marque convidados, organizações, programas de TV, artistas e qualquer outra pessoa mencionada em episódios com uma presença social ativa.
  • Responda aos comentários para manter seu público engajado.
  • Poste imagens, citações de episódios, bastidores e fotos de convidados.
  • Extraia pequenos clipes de áudio de episódios para postar no Twitter e no Instagram.

Descrição de episódios

Uma das melhores maneiras de fazer seu programa ser descoberto e gerar uma forte impressão nos ouvintes potenciais é ter uma boa descrição dos episódios. Tente ser breve e demonstrar o tom em que você fala (em duas ou três frases, no máximo), junto com uma prévia dos tópicos que você vai discutir ao longo do episódio.

4. Una-se a outros podcasters

Há milhões de podcasts no Spotify e todos os criadores querem aumentar sua audiência, não importa quantos ouvintes tenham. Una-se a outros criadores para criar uma rede de apoio: conecte-se com outros podcasters, mencione-os nas mídias sociais e apresente-os aos seus ouvintes.

5. Promova os convidados

Convidados podem ser uma ótima maneira de expandir seu público - eles podem ser amigos, especialistas em uma área ou alguém com quem você sempre sonhou em conversar. Incentive seus convidados a promoverem os episódios de podcast dos quais estão participando. Facilite para que eles façam essa divulgação, compartilhando recursos que eles possam publicar facilmente - alguns exemplos são um texto sugerido, um link para o episódio, uma citação interessante da entrevista e uma foto especial da sessão de gravação. Coloque informações sobre seus convidados em suas redes e marque-os para que eles tenham maior probabilidade de compartilhá-las com seus próprios seguidores.

RADAR Podcasters

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Spotify lançou o RADAR Podcasters, uma versão do programa RADAR, como já acontece com artistas da música, que destaca criadores de conteúdo emergentes da podosfera no mundo todo e os ajuda a conquistar novas audiências. No Brasil, os podcasts que recebem estampam o RADAR Podcasters Brasil no próximo trimestre são Coisas Quaisqueres, de Dante Olivier; Diário Aberto, de João Marano e Lança a Braba, de Andreza Delgado.

A cada trimestre, a equipe editorial de podcasts do Spotify selecionará 2 ou 3 criadores em ascensão entre os milhões de podcasters que usam a plataforma de edição e distribuição de podcasts gratuita Anchor para terem a oportunidade de aproveitar as melhores oportunidades editoriais e promocionais do Spotify, como a playlist local RADAR Podcasters Brasil, com destaque no hub global RADAR, garantindo visibilidade exatamente onde a ausência de podcasts está. RADAR Podcasters destaca 40 criadores em todo o mundo, em países onde o podcasting continua a crescer: Estados Unidos, Brasil, Espanha, Itália, Colômbia, Índia, França, Argentina, Chile, Japão, Austrália, México, Holanda, Indonésia e as Filipinas.

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