Governo Federal pedirá à Apple agilidade no suporte ao 5G puro no Brasil

Apple precisa liberar atualização para iPhones funcionarem com 5G Standalone

Governo Federal pedirá à Apple agilidade no suporte ao 5G puro no Brasil
Créditos: Governo Federal/Reprodução

O Ministro das comunicações, Fabia Faria, anunciou em coletiva de imprensa nesta quarta-feira (27) que pretende solicitar à Apple agilidade no suporte ao 5G puro no Brasil. Para que o 5G puro (Standalone) funcione em iPhones, é necessário que a empresa libere uma atualização. O Ministro, ao lado de Carlos Baigorri, presidente da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel), terão uma reunião com executivos da empresa, na próxima terça-feira, dia 2 de agosto, sobre o assunto.

Faria e Baigorri comentaram que pretendem cobrar agilidade da Apple. Durante coletiva, o Ministro afirmou que espera que a atualização de firmware para dispositivos Apple seja liberada até o final de setembro. Prazo que coincide com o cronograma de lançamento do 5G pelas operadoras brasileiras em todas as capitais do Brasil.

Durante coletiva, também foi explicado que somente a partir do final de setembro a Anatel passará a cobrar das operadoras que o sinal seja oferecido nas condições mínimas estabelecidas durante o leilão do 5G. "Brasília começou a ter 5G no dia 6 de julho, e tem até 29 de setembro para terminar todas as obrigações. E a partir do dia 29 é quando a Anatel faz sua aferição. Pessoas acharam que no primeiro dia tudo estaria funcionando e a a Anatel já precisava agir", comentou o Ministro das Comunicações.

Capitais serão as primeiras a receber 5G

Até o mês de setembro, todas as capitais do Brasil devem ter acesso ao 5G. Brasília foi a primeira cidade do país a receber o sinal e agora Belo Horizonte-MG, João Pessoa-PB e Porto Alegre-RS, devem ganhar receber a internet móvel de quinta geração nesta sexta-feira (29). Outras cidades como Goiânia, Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo também estão trabalhando nas limpezas de faixas necessárias para a transmissão do sinal sem interferência. 

Apesar disso, existe a possibilidade de que o cronograma previsto atrase. Por exemplo, a capital São Paulo está com dificuldades para a implantação dos filtros necessários para o bom funcionamento do 5G, como revelou o conselheiro da Anatel, Moisés Queiróz Moreira. “Em São Paulo, não chegaram nem na metade da implantação dos filtros. Estamos trabalhando com várias frentes também em Curitiba, Goiânia, Salvador e Rio de Janeiro”.

Fonte: UOL

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.