UcconX (Universal Creators Conference Experience), um evento de cultura pop que está acontecendo no Complexo do Anhembi, em São Paulo, do dia 27 a 31 de julho, tem gerado muito conteúdo nas redes sociais.
É normal um grande evento do segmento gerar muito barulho no Twitter, Instagram e Facebook, mas, geralmente, o motivo é o sucesso do evento. A UcconX tem gerado o efeito contrário: a cada nova postagem, descobrimos novos problemas absurdos do evento.
Entre cancelamentos, espaços vazios, problemas trabalhistas e promessas não cumpridas, o UcconX tem sido comparada ao Fyre Festival, infame festival (fracassado) de música, que aconteceria numa ilha paradisíaca, com nomes grandes do meio musical, que se mostrou um grande golpe e ganhou dois documentários contando as falcatruas em que os organizadores se meteram.
Como novas informações pipocam a todo momento sobre a Ucconx, vamos listar aqui os maiores problemas que aconteceram até agora e mostrar a indignação do público nas redes sociais.
UcconX, um fracasso?!
A desconfiança começou antes mesmo do início do evento, com o cancelamento de duas participações grandes: Millie Bobby Brown (Stranger Things) e George Takei (Star Trek). Existem outras atrações esperadas, como os atores Dacre Montgomery, Ian Somerhalder e Rupert Grint. Ainda não é possível saber se essas celebridades realmente desembarcarão em solo brasileiro para encontrar seus fãs no evento, mas existem muitas suspeitas em volta disso.
O cancelamento da vinda de Millie foi bem estranho, primeiro com a assessoria do evento divulgando que o motivo era um teste positivo de covid da atriz - e sendo noticiado por diversos portais -, para depois alegarem que sua presença não seria possível por conflito de agenda (?).
“As equipes dos atores George Takei e Millie Bobby Brown cancelaram a vinda deles ao Brasil e à UcconX 2022. Os ingressos adquiridos para os painéis, vip pass, e fan pass de George Takei e Millie Bobby Brown permanecem válidos e foram transferidos automaticamente para os painéis do Ian Somerhalder (28 e 29 de julho) e Dacre Montgomery (30 e 31 de julho), respectivamente.” declarou a BBL, organizadora do evento.
Além da confusão com os convidados, o primeiro dia de evento estava estranhamente vazio. E isso não era só falta de público, mas também de expositores. O evento havia prometido muitas ativações, diversas marcas, criadores de conteúdo e tudo o que foi visto na abertura foi muito espaço para correr, talvez.
A posição dos organizadores quanto ao espaço do evento:
“Nas redes sociais surgiram críticas à estrutura do festival e a organização do UcconX 2022 explica que a estrutura está 100% montada e como todo início de festival, é normal que o movimento do público seja menor no primeiro dia. Também é importante destacar que o primeiro dia de evento também é utilizado para eventuais ajustes.”
Indo um pouco além, e tornando os relatos ainda mais preocupantes, profissionais que atuaram diretamente ou indiretamente no projeto, começaram a falar sobre os bastidores do evento, como foi a concepção do Ucconx e que desde o início havia indícios de que tudo poderia se tornar uma grande bomba.
A BBL relata que assumiu a organização do evento após os conflitos com empregados que foram relatados em redes sociais:
“Quanto às alegações de falta de pagamento de ex-colaboradores, a organização do UcconX 2022 esclarece que a BBL, empresa one-stop-shop que opera desde 2018 no mercado de games e esports, adquiriu a propriedade intelectual da UcconX (Universal Creators Conference Experience) e seus contratos relevantes com o Anhembi e não tem nenhuma relação com a antiga proprietária do evento. As reclamações são referentes ao período que antecede a aquisição desses ativos pela BBL, que se solidariza e lamenta essa situação.”
Um evento que tem sido planejado desde 2019, em que o valor da entrada mais barata é de R$ 125 (meia-entrada) e o mais caro podendo chegar a R$ 5 mil, que teve um aporte inicial de R$ 8 milhões e vendeu sonhos para seu público e empregados, mas que entrega o pesadelo, é um exemplo de como devemos nos atentar a esse “efeito hype”, que vende muito sem nada ter. A esperança para muitos é que os próximos dias de evento sejam melhores, mas uma outra parcela só quer mesmo ver os memes que o Ucconx vai gerar - e não estão errados.
Fonte: UCCONX.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.