Conheça o plano da NASA para detectar sinais de vida em outros planetas

Plano envolve lançamento de pequenos dispositivos que se juntarão no espaço para formar telescópio

Conheça o plano da NASA para detectar sinais de vida em outros planetas
Créditos: Nasa/Reprodução

A NASA está desenvolvendo um novo plano para tentar identificar a presença de vida em planetas distantes. Para isso, busca desenvolver um novo sistema de telescópio que envolve a união de diversos CubeSats em pleno espaço. O Instituto de Conceitos Avançados da NASA, quer utilizar o Sol como uma lente magnificadora e acelerar a observação de planetas distantes.

Os CubeSats são pequenos dispositivos de análise de condições climáticas da Agência Espacial, que acompanham a formação e evolução tempestades e tornados. O projeto recebeu financiamento de US$ 2 milhões e é um dos únicos projetos do Instituto de Conceitos Avançados a atingir a Fase III de desenvolvimento, o que significa que a NASA está apostando no projeto.

Lente Gravitacional Solar

O plano é desenvolver um sistema capaz de lançar múltiplos CubeSats no espaço em uma viagem de 25 anos, para utilizar o sol como lente gravitacional - um método que utilizaria a luminosidade gerada pelo astro como lente de magnificação, que é possível no ponto SGL (Solar Gravitational Lens). Ao chegar no SGL, os CubeSats se uniriam em pleno espaço para formar um grande telescópio.

Mas conseguir esse feito não será simples, porque o SGL fica localizado entre 550 - 1.000 AU (Unidades Astronômicas) do lado oposto do Sol. Atualmente, o Voyager 1 levou 44 anos para chegar a 156 AU. Mas então como os CubeSats chegarão ao SGL em 25 anos? A ideia do projeto é utilizar o tamanho dos dispositivos e a força gravitacional do Sol para acelerar todo o processo

O que abre um grande leque de variáveis, afinal é necessário garantias de que os CubeSats não irão se perder durante a viagem de 25 anos. Pois eles precisam se unir ao final da viagem de 25 anos, para construir o telescópio. Observando dessa forma, é possível perceber como o plano é ousado e possui variáveis arriscadas. De qualquer forma, o investimento da NASA deve levar ao desenvolvimento de novas tecnologias, que com certeza servirão para facilitar a exploração do espaço.

Fonte: BGR

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.