Tecnologia reduz automaticamente a velocidade de carros conectados em zonas restritas

Geofencing promete ajudar a tornar o cenário urbano mais limpo

Tecnologia reduz automaticamente a velocidade de carros conectados em zonas restritas
Créditos: Divulgação/Ford

Recentemente, a Ford vem realizando testes com uma nova tecnologia europeia para melhorar a segurança de transito em cidades do mundo. Em fase de desenvolvimento, a tecnologia intitulada Geofencing ou delimitação virtual de área permite que os veículos reduzam a velocidade de maneira automática ao entrar em zonas de restrição, geralmente localizadas próximas de escolas, centros comerciais e hospitais. 

22/07/2022 às 18:30
Vídeo

Como é ter um Tesla? Dúvidas respondidas por quem tem um Model X

O carro não tem estepe! E se furar o pneu? Se liga no vídeo para saber sobre essa e outras respostas

O novo sistema está em fase de testes com duas vans elétricas Ford E-Transit em Colônia, na Alemanha. Além de tudo, a nova tecnologia auxiliará motoristas para evitar que os mesmos recebam multas por excesso de velocidade. Atualmente, os carros da Ford no Brasil já contam com modem que permite a comunicação remota com o app FordPass.

Michael Huynh, gerente de soluções urbanas da Ford Europa comentou: “A tecnologia de veículos conectados pode comprovadamente ajudar a tornar o trânsito mais fácil e seguro para todos e não só para quem dirige. A geofencing permite que as velocidades sejam reduzidas onde necessário para melhorar a segurança e criar um ambiente mais agradável.”

Dessa forma, a criação de zonas de 30 km/h é uma das principais medidas para reduzir riscos para pedestres. O principal objetivo é fornecer ao motorista um maior tempo de reação e uma menor velocidade de impacto, reduzindo a gravidade de acidentes. Vale destacar que na Europa, aproximadamente 30% das mortes no trânsito são de pedestres e ciclistas.

Como a Geofencing funciona

A tecnologia Geofencing utilizará o rastreamento por GPS e a troca de dados para reduzir a velocidade do veículo quando ele entra numa zona de restrição. Assim, o motorista será informado sobre o novo limite através do painel. O sistema poderá ser desligado a qualquer momento.

Geofencing limitará velocidade do carro (Imagem: Divulgação/Ford)

Ainda no futuro, a Ford planeja permitir que os motoristas definem suas próprias zonas de Geofencing com velocidades de até 20 km/h. A fabricante também projeta melhorar a qualidade do ar nas cidades, programando modelos híbridos para funcionar automaticamente no modo elétrico ao entrar em zonas de baixa emissão.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.