Detritos de foguete chinês devem cair na Terra na próxima semana

Especialistas não conseguem determinar local da queda

Detritos de foguete chinês devem cair na Terra na próxima semana
Créditos: Divulgação/CSNA

Os detritos do foguete chinês Long March 5B, lançado no último domingo, 24 de julho, devem cair descontroladamente na Terra nos próximos dias. O Comando Espacial dos Estados Unidos especula que os restos do Long March 5B caíram no próximo domingo, dia 31, mas não ainda não é possível determinar o local da queda. A situação reforça as acusações de que a China não tem capacidade de lidar com detritos espaciais dos estágios de seus foguetes. 

25/07/2022 às 17:30
Notícia

NASA: ajude a agência espacial a reconhecer nuvens em Marte

Sim, existem nuvens em Marte, mas não do jeito que você imagina

Olhe para cima! Detritos podem acertar sua cabeça!

foguete Long March 5B levou para a órbita terrestre o laboratório Wentien, um dos módulos da estação espacial chinesa — batizada de Tiangong. A missão foi um sucesso, mas o trajeto até lá, nenhum pouco. O estágio central do Long March 5B, maior parte do foguete, não possui tecnologia de controle de reentrada. Em português bem claro, a reentrada "está na mãos de Deus" (ditado muito usado quando ninguém tem o controle de nada).

O estágio central pesa 25 toneladas e está curtindo seus últimos em órbita antes de cair sabe se lá onde. A previsão sobre o local onde ele cairá será mais precisa conforme os dias forem passando. Apesar de boa parte dessas 25 toneladas se desintegrarem na reentrada, há o risco de pequenos pedaços causarem estragos se caírem em áreas povoadas. A maior probabilidade é que os detritos caiam no mar, visto que 71% da superfície da Terra é coberto por água, sendo que 97% da água está nos mares. Mas há um porém.

Riscos de lixos espacial atingir pessoas está aumentando

Um artigo publicado na revista científica Nature Astronomy afirma que a possibilidade de lixo espacial originados de foguetes causar uma vítima é de 10% para os próximos 10 anos. Com mais lançamentos espaciais acontecendo, a taxa deve até mesmo aumentar com o tempo. Ainda mais que não há previsão da nova onda da corrida espacial pisar no freio.

Fonte: Gizmodo

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.