Brasil teve mais de 3 milhões de tentativas de fraude no comércio só em 2022

Levantamento aponta que pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes, seguido pelo grupo de 26 a 35 anos

Brasil teve mais de 3 milhões de tentativas de fraude no comércio só em 2022
Créditos: rupixen.com/Unsplash

O levantamento ClearSale, aponta que no primeiro semestre desse ano houve cerca de 3 milhões de tentativas de fraude. O Mapa da Fraude analisou dados do e-commerce brasileiro e apontou que o número de tentativas de fraude nos primeiros seis meses do ano cresceu na comparação ao mesmo período do ano de 2021.

Quanto mais brasileiros migram para o varejo digital, maior será a proporção de fraudadores no e-commerce e as empresas precisam atentar-se a isso. Os últimos anos alavancaram a entrada desses novos consumidores. E um dos fatores que eu posso citar para esse aumento é o número de pessoas não digitalizadas ou com pouca experiência em comprar online", disse Marcelo Queiroz, Head de Estratégia de Mercado da ClearSale a EXAME.

18/07/2022 às 15:15
Notícia

Urubu do Pix: promessa de multiplicar o dinheiro na hora é golpe

Golpistas manipulam pessoas através do WhatsApp para conseguir valores e dados pessoais

"Isso tudo aumenta o risco do mercado. Além da questão digital, o fraudador aproveita do contexto social e de motivações emocionais para encontrar brechas. Por isso, as empresas precisam de mais recursos robustos para evitar as fraudes”, completou.

As categorias que mais sofreram tentativas estão os eletrônicos (9,01%), celular (7,94%) e games (5,65%). Estas categorias também lideraram no primeiro semestre de 2021, com a inversão de celular e eletrônicos. Segundo Queiroz, o principal motivo desses grupos estarem liderando a tentativa de fraudes é a maior liquidez. Além disso, facilidade de transporte e alta procura em mercados paralelos, também são pontos que confirmam a alta quantidade. 

Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.

Os números

Os dados da pesquisa apontam que a região Norte tem o maior percentual de tentativas de fraude sobre a quantidade de transações com 3,34%. O menor valor fica com a região Sul, com 1,09%. Já em números absolutos, a região sudeste, com 49,1 milhões de pedidos, contou com o maior número de fraudes do país.

No recorde por gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (2,88%), seguido por outros (2,25%). Já o público feminino apresenta (1,55%) do número de fraudes. Em termos de faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes (3,41%), seguido pelo grupo de 26 a 35 anos (1,76%).

Via: ClearSale Fonte: EXAME

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.