O levantamento ClearSale, aponta que no primeiro semestre desse ano houve cerca de 3 milhões de tentativas de fraude. O Mapa da Fraude analisou dados do e-commerce brasileiro e apontou que o número de tentativas de fraude nos primeiros seis meses do ano cresceu na comparação ao mesmo período do ano de 2021.
“Quanto mais brasileiros migram para o varejo digital, maior será a proporção de fraudadores no e-commerce e as empresas precisam atentar-se a isso. Os últimos anos alavancaram a entrada desses novos consumidores. E um dos fatores que eu posso citar para esse aumento é o número de pessoas não digitalizadas ou com pouca experiência em comprar online", disse Marcelo Queiroz, Head de Estratégia de Mercado da ClearSale a EXAME.
Urubu do Pix: promessa de multiplicar o dinheiro na hora é golpe
Golpistas manipulam pessoas através do WhatsApp para conseguir valores e dados pessoais
"Isso tudo aumenta o risco do mercado. Além da questão digital, o fraudador aproveita do contexto social e de motivações emocionais para encontrar brechas. Por isso, as empresas precisam de mais recursos robustos para evitar as fraudes”, completou.
As categorias que mais sofreram tentativas estão os eletrônicos (9,01%), celular (7,94%) e games (5,65%). Estas categorias também lideraram no primeiro semestre de 2021, com a inversão de celular e eletrônicos. Segundo Queiroz, o principal motivo desses grupos estarem liderando a tentativa de fraudes é a maior liquidez. Além disso, facilidade de transporte e alta procura em mercados paralelos, também são pontos que confirmam a alta quantidade.
Para o levantamento do Mapa da Fraude, a ClearSale considerou apenas pagamentos via cartão de crédito no setor de e-commerce. São consideradas tentativas de fraude todas as transações que, por algum motivo, foram classificadas como suspeitas ou que foram confirmadas como fraude.
Os números
Os dados da pesquisa apontam que a região Norte tem o maior percentual de tentativas de fraude sobre a quantidade de transações com 3,34%. O menor valor fica com a região Sul, com 1,09%. Já em números absolutos, a região sudeste, com 49,1 milhões de pedidos, contou com o maior número de fraudes do país.
No recorde por gênero, o público masculino é quem mais sofre com tentativas de fraudes (2,88%), seguido por outros (2,25%). Já o público feminino apresenta (1,55%) do número de fraudes. Em termos de faixa etária, pessoas de até 25 anos foram as que mais sofreram tentativas de fraudes (3,41%), seguido pelo grupo de 26 a 35 anos (1,76%).
Via: ClearSale Fonte: EXAME.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.