Novo estado da matéria é capaz de estar em duas dimensões ao mesmo tempo

Essa é uma criação incrível quando falamos de armazenamento de informações quânticas de longo prazo

Novo estado da matéria é capaz de estar em duas dimensões ao mesmo tempo
Créditos: Montagem | MC

A ciência é algo impressionante e a cada dia vemos coisas que parecem plot de filmes acontecendo de verdade. Dessa vez, físicos conseguiram criar duas dimensões de tempo, mesmo com um único fluxo temporal correndo.

19/12/2020 às 16:40
Notícia

SpaceX pode usar tecnologia quântica para teletransportar dados

Pesquisadores estão provando que a tecnologia pode ser usada com sistemas existentes

A proeza foi alcançada disparando uma sequência de pulsos de laser inspirada nos números de Fibonacci em direção aos qubits de um computador quântico. Para explicar melhor, a sucessão de Fibonacci é uma sequência de números inteiros, começando normalmente por 0 e 1, na qual cada termo seguinte corresponde à soma dos dois anteriores.

A criação de duas dimensões temporais é bastante importante para a área, pois os dados armazenados nesse "segundo tempo" são muito mais protegidos contra erros do que os atuais métodos dos computadores quânticos. A correção de erros é um dos maiores desafios da computação quântica porque o mesmo fenômeno que dá "superpoderes" aos qubits os torna extremamente vulneráveis a quaisquer interferências ambientais. Nessa nova situação, as informações nos qubits se mantêm sem serem distorcidas por muito mais tempo, já que podem ficar em uma ou outra das dimensões temporais.

Os físicos se inspiraram nos quasicristais, que têm padrões que parecem não se encaixar perfeitamente e não se repetir nunca. Trabalhando com  um pulso de laser periódico que se alterna com base na sucessão de Fibonacci, cria-se um padrão 2D compactado em uma única dimensão e, nesse achatamento dimensional, duas simetrias de tempo.

24/05/2021 às 14:31
Notícia

Tambores quânticos podem ser o futuro da computação quântica

Instrumentos criados por pesquisadores podem ser a chave para arranjos quânticos maiores

Para testar seus cálculos, a equipe usou um processador quântico com 10 qubits, disparando a luz do laser tanto periodicamente quanto usando a sequência baseada nos números de Fibonacci. De acordo com os resultados do experimento, os qubits de borda mantiveram seus dados por cerca de 1,5 segundo no teste periódico,mas permaneceram quânticos durante toda a duração do segundo experimento - cerca de 5,5 segundos.

Claro, os resultados até agora já são incríveis, mas pesquisas ainda não acabaram. Segundo Philipp Dumitrescu, um dos responsáveis por essa criação, "Temos essa aplicação direta e incrível, mas precisamos encontrar uma maneira de vinculá-la aos cálculos. Esse é um problema aberto no qual estamos trabalhando".

Continua após a publicidade

Via: Inovação Tecnológica

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.