Operação 404 derrubou quase 2 mil sites de pirataria no Brasil

Empresa internacional antipirataria Nagra auxilia na identificação de serviços piratas de IPTV

Operação 404 derrubou quase 2 mil sites de pirataria no Brasil
Créditos: Nagra/Reprodução

A Operação 404, uma colaboração da polícia brasileira com a empresa americana antipirataria Nagra, atua no combate a pirataria e serviços ilegais de IPTV Desde o início das suas atividades, já derrubou quase 2 mil sites e apps piratas no Brasil. Durante o ano 2019 até 2022 foram 1.022 sites e 720 aplicativos ilegais que foram derrubados. 

26/07/2022 às 14:10
Notícia

Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre ativam 5G nesta se...

TIM, Vivo e Claro devem ligar o sinal logo após a ativação, assim como aconteceu em Brasília

Somente em 2022, a Operação 404 já tirou do ar 226 páginas e 461 aplicativos. Durante todo o histórico das investigações, o ano de 2022 foi o ano em que a maior quantidade de aplicativos piratas foram retirados de circulação. A Operação 404 não costuma divulgar os nomes dos serviços retirados de circulação, portanto não há como saber quais sites e apps desapareceram como resultado da operação policial.

A operação deve continuar expandindo durante os próximos anos. Em uma iniciativa recente, que ocorreu no mês de junho, as autoridades chegaram a realizar buscas no metaverso, o que levou a remoção de quatro canais de transmissão ilegais e 90 vídeos.

Nagra no combate à pirataria

Durante a Operação 404 inaugural, que ocorreu em 2019, a parceria entre a empresa internacional Nagra e a polícia brasileiro derrubou 210 sites ilegais e 100 aplicativos. Em 2020, foram 252 sites piratas e 65 aplicativos. Durante a terceira operação, em 2021, derrubou 334 sites e 94 aplicativos, culminando na operação de 2022 com 226 páginas da web e 461 aplicativos. 

O vice-presidente de assuntos legais da Nagra, Pascal Métral, afirma que a empresa colabora com diversas autoridades na América do Sul para combater a pirataria. "A Nagra têm apoiado a aplicação da lei para esses tipos de operações por mais de duas décadas e possui alcance global para esse tipo de atividade".

Ao que tudo indica, a Operação 404 continuará a cada ano derrubando mais sites e aplicativos piratas. Além de continuar sua expansão e alcance de investigação, como podemos perceber pela presença das autoridades inclusive no metaverso. Resta saber se tais esforços resultarão em uma diminuição real da pirataria, ou se sites, aplicativos e serviços de IPTV ilegais continuarão surgindo em todos os lugares e driblando as ações da polícia brasileira e da empresa antipirataria dos Estados Unidos.

Fonte: Torrent Freak

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.