Telescópio registra colisão rara de duas estrelas de nêutrons mortas

O choque de "sóis mortos" é extremamente importante para o entendimento humano do Universo

Telescópio registra colisão rara de duas estrelas de nêutrons mortas
Créditos: BBC NEWS/STELIOS THOUKIDIDES

Um novo telescópio permite que, pela primeira vez, astrônomos detectem colisões de estrelas de nêutrons. Esses corpos são "sóis mortos" que colapsam sob seu peso, esmagando os átomos que antes os faziam brilhar, e a luz produzida pelo seu choque só é visível por algumas noites.

21/07/2022 às 11:40
Notícia

Astrônomo divulga imagem de galáxia em espiral a partir de da...

Pesquisador utilizou dados públicos divulgados pela NASA

Alguns astrônomos observaram uma dessas colisões em 2017, mas foi praticamente por acaso. Quando esses sóis mortos colapsam, sua forte gravidade faz com que se atraiam e, mais cedo ou mais tarde, colidam e se fundam. O resultado disso é um clarão de luz e uma poderosa onda gravitacional que se espalha pelo Universo.

O Observador Óptico Transitório de Onda Gravitacional ou GOTO, nome do telescópio, foi construído por britânicos e, a partir de agora, vai rastrear essas colisões sistematicamente. Elas são extremamente importantes para o entendimento humano do Universo, já que estudiosos acreditam que delas sejam criados metais pesados ??que formaram estrelas e planetas, inclusive a Terra. Para ter uma noção, uma pequena colher de chá do material produzido por essas estrelas de nêutrons pode pesar quatro bilhões de toneladas.

Quando a onda gravitacional gerada pela colisão é detectada na Terra, o telescópio entra em ação para encontrar a localização exata do clarão. Ele, na prática, permite ver o "conteúdo interior" desses corpos celestes quando se chocam. O objetivo dos seus operadores, por sua vez, é que esse processo seja realizado num período de horas ou até minutos - o que é um grande desafio.

05/05/2022 às 13:00
Notícia

Mistério dos raios gama na Via Láctea tem explicação proposta...

De acordo com pesquisadores, emissões poderiam ser causadas por pulsares de milissegundos advindos de...

Atualmente, o Observador Óptico Transitório de Onda Gravitacional está localizado acima das nuvens na ilha vulcânica de La Palma, na Espanha.

Via: Época, BBC

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.