Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre ativam 5G nesta semana

TIM, Vivo e Claro devem ligar o sinal logo após a ativação, assim como aconteceu em Brasília

Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre ativam 5G nesta semana
Créditos: James Yarema/Unsplash

Está definido quais são as próximas capitais brasileiras a receber o sinal 5G. Belo Horizonte-MG, João Pessoa-PB e Porto Alegre-RS, devem ganhar receber a internet móvel de quinta geração nesta sexta-feira (29). O conselheiro da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) Moisés Queiróz Moreira, revelou a informação ao Estadão nesta terça-feira (26). O conselheiro é o presidente do grupo responsável pelo controle da faixa de transmissão do 5G.

11/07/2022 às 20:18
Notícia

Venda de celulares com 5G cresceu 230% nos primeiros 5 meses ...

Aumento das vendas se deve à disponibilização de celulares mais acessíveis

As três capitais tiveram a limpeza do espectro comprovada em testes pela Entidade Administradora da Faixa (EAF, que atua com nome de Siga Antenado). Agora, eles irão apresentar os resultados para o Grupo de Acompanhamento da Implantação das Soluções para os Problemas de Interferência na faixa de 3.625 a 3.700 MHz (Gaispi). Isso acontecerá em uma reunião extraordinária convocada por Queiróz em uma nesta quarta-feira (27).

O Gaispi trabalha para garantir que não haja interferências na frequência do 5G. Isso inclui a migração do sinal de TV por antenas parabólicas. Assim, ela deixará a banda C para uma frequência na banda KU. A equipe do Gaispi está instalando filtros nos equipamentos responsáveis pela mudança dessa frequência.

Queiróz disse que a limpeza da faixa já está bastante avançada em João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte. A instalação dos filtros já foi concluída, e os testes realizados ao longo do fim de semana. No caso da capital mineira, os testes estão sendo concluídos nesta segunda-feira.

"Essas cidades estão avançadas nos trabalhos, fizeram os testes no fim de semana e terminaram agora. A limpeza já foi feita", afirmou Queiróz, em entrevista.

A expectativa para João Pessoa, Porto Alegre e Belo Horizonte é que as operadoras TIM, Vivo e Claro acionem o 5G imediatamente após o sinal verde da Anatel, assim como aconteceu em Brasília. As antenas, porém, devem cobrir apenas uma parte das cidades neste primeiro momento.

Expansão para outras capitais

Belo Horizonte, João Pessoa e Porto Alegre são as três primeiras capitais estaduais a receberem o sinal 5G, após o piloto em Brasília. Outras cidades como Goiânia, Salvador, Curitiba, Rio de Janeiro e São Paulo também já estão trabalhando nessa limpeza da faixa, mas ainda não é possível estimar uma data para liberação do 5G nessas localidades.

A expectativa é que ainda em 2022 mais capitais recebam o trabalho de instalação dos filtros. A capital paulista também estava na expectativa de ser liberada pela EAF nesta leva, mas isso ainda não será possível. “Em São Paulo, não chegaram nem na metade da implantação dos filtros. Estamos trabalhando com várias frentes também em Curitiba, Goiânia, Salvador e Rio de Janeiro”, declarou.

Fonte: UOL, Teletime

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.