Samsung celebra primeira remessa de chips de 3 nm com até 45% mais eficiência

Semicondutores deverão ser usados para a fabricação de chipsets de smartphones futuramente

Samsung celebra primeira remessa de chips de 3 nm com até 45% mais eficiência
Créditos: Divulgação Samsung

A Samsung havia anunciado no final do mês passado que tinha começado a fabricação do seu nó de 3 nm, agora a fabricante está celebrando a entrega desses primeiros semicondutores. Essa é a primeira remessa do processo do mundo e trará diversos benefícios para os chipsets que utilizarem ele, como um maior desempenho consumindo bem menos energia.

25/07/2022 às 14:40
Notícia

Veja smartphones da Samsung que serão atualizados para One UI...

Primeiro Galaxy Z Fold é o único da série Z que não receberá novo One UI 5.0

Segundo uma nota oficial da própria gigante sul-coreana, o envio da nova tecnologia foi celebrado em um evento com cerca de 100 pessoas, incluindo o Ministro do Comércio, Indústria e Energia da Coreia do Sul, Changyang Lee. Essa primeira remessa feita pela empresa foi feita na fábrica da empresa na cidade de Hwaseong, com ela planejando ampliar a produção futuramente também para as instalações de Pyeongtaek.

“A divisão de fundição da Samsung Electronics expressou sua ambição de fortalecer a competitividade de seus negócios por meio da produção em massa do processo 3-nano GAA e da tecnologia de fundição preventiva, juntamente com a confiança de que 'avançaremos com tecnologia inovadora para nos tornarmos os melhores do mundo'.”
- Afirmou a Samsung.


Créditos: Divulgação Samsung

Eficiência superior com um novo design de transistores

A grande novidade do semicondutor da empresa é a nova arquitetura de transistor GAA (Gate-All-Around), que é uma grande evolução em relação a FinFET, utilizada pela empresa em outros nós, e permitirá que a fundição escolha os transistores sem afetar a capacidade do chip de transportar correntes. A empresa acredita que essa novidade deverá trazer uma série de melhorias para seus semicondutores.

Dentre as melhorias, a fabricante destaca que essa primeira geração trará uma redução de 45% do consumo de energia, com um desempenho 23% superior em uma área 16% menor se comparado com o seu nó de 5 nm. Mas a Samsung afirma que já está planejando a segunda geração de chips de 3 nm, que aumentará a redução de consumo para 50%, com 30% mais poder e 35% menos área se comparado ao processo de 5 nm.


Créditos: Divulgação Samsung

Samsung de 3 nm poderá ser utilizado no Snapdragon 8 Gen 2

Infelizmente a Samsung não detalhou quem adquiriu a primeira remessa de seus chips de 3 nm, mas rumores apontam que essa entrega serviu como um teste, com ela vendendo as unidades produzidas para a PanSemi criar chips de mineração de criptomoeda.

Continua após a publicidade

25/07/2022 às 11:35
Notícia

Estudo mostra que medição de saturação de oxigênio do Galaxy ...

Relógio apresentou um desempenho comparável ao de equipamentos médicos

O sucesso de vendas dessa nova tecnologia da empresa pode depender bastante da Apple, isso porque a fabricante dos iPhones têm prioridade para a compra da maioria do nó de 3 nm da TSMC. Caso ela adquira quase todos os chips da taiwanesa, a Qualcomm poderá ter que usar novamente o nó da Samsung no seu próximo SoC top de linha Snapdragon 8 Gen 2.

Via: GSMArena Fonte: Samsung

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.