NASA: ajude a agência espacial a reconhecer nuvens em Marte

Sim, existem nuvens em Marte, mas não do jeito que você imagina

NASA: ajude a agência espacial a reconhecer nuvens em Marte
Créditos: Divulgação/NASA

Recentemente, divulgamos aqui a ferramenta da NASA para que voluntários identificassem as nuvens de Júpiter, o gigante gasoso do nosso sistema solar. Caso você não seja muito fã do maior planeta da nossa vizinhança e prefira Marte, temos boas notícias. Você pode ajudara equipe da sonda Mars Reconnaissance Orbiter a identificar as nuvens do planeta vermelho — que não são como as nuvens daqui ou de Júpiter

28/06/2022 às 15:45
Notícia

NASA está precisando de voluntários e você pode ser um deles

Pré-requisitos: saber desenhar uma elipse com o mouse

Identificação de nuvens em Marte

Assim como é feito no programa para identificar nuvens em Júpiter, os usuários precisam se cadastrar para ter o nome incluído em futuros trabalhos científicos que serão publicados sobre a atmosfera marciana. Por mais que hoje o planeta não tenha mais sua hidrografia, vestígios de nuvens com cristais de gelo são encontradas na rarefeita atmosfera em altas altitudes.

E como é a melhor maneira de identificar objetos em atmosferas rarefeitas? Sim, infravermelho. A Mars Reconnaissance Orbiter registrou diversas imagens em infravermelho durante as milhares de órbitas realizadas no planeta vermelho. As nuvens aparecem na imagem (ver abaixo) como arcos finos, se destacando do resto das imagens. Isso acontece porque elas estão em maiores altitudes e, conforme orbita Marte, as nuvens vão surgindo ao fundo (veja o tutorial do site de identificação de nuvens para compreender melhor).


Créditos: Reprodução/Zooniverse.

Pode parecer complicado no início, mas a identificação de nuvens é fácil e você precisa observar todos os quatro frames apresentados na ferramenta. Após encontrar um arco, você clica para aplicar o marcador. Uma imagem pode conter mais de um arco, enquanto outras podem não possuir nenhum. Caso você tenha dúvidas, ainda é possível dar um zoom para identificar o arco. Também há um opção de alterar as cores do frame para contrastar com o resto da imagem.

Fonte: Gizmodo

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.