Rússia apresenta cão-robô que dispara tiros de metralhadora

Vídeo mostra teste com máquina desenvolvida por empresa chinesa

Rússia apresenta cão-robô que dispara tiros de metralhadora
Créditos: Unitree Robotics/Reprodução

Viralizou na rede social Twitter, na semana passada, um vídeo onde vemos um cão-robô fuzileiro disparando uma arma.

Ao que parece, o vídeo tem origem russa, e além do espanto em ver a máquina em ação, também levantou questionamentos se o robô seria utilizado na guerra que é travada na Ucrânia.

No vídeo observamos o deslocamento do robô e como ele executa os disparos, com facilidade e moderada precisão. Em dois testes, um com disparos individuais e outro com rajada de balas, é possível concluir que o cão-robô tenha mais dificuldade com o recuo da arma em disparos seguidos e não espaçados, mas ainda assim é uma grande ameaça como agressor. Fabricado pela companhia chinesa Unitree Robotics, o modelo Go1 custa cerca de R$ 15 mil.  

Aparentemente, o vídeo é uma avaliação para saber se o autômato está apto para ser utilizado em campo de batalha. O robô seria utilizado pelas forças especiais da Rússia, tornando-se uma iniciativa inédita, caso seja verdade.

A Boston Dynamics, empresa estadunidense, é uma das expoentes de tecnologias similares. Em sua linha de produção já existem os cão-robô, que são comercializados e usados, normalmente, para apresentações artísticas, rotinas em fábricas e como agentes de segurança, seja pela iniciativa privada ou mesmo pública, onde o utilizam em operações de conflito que envolvam explosivos. A empresa não permite o uso da tecnologia para uso com armas.

Esse tipo de poderio bélico tem crescido entre as grandes potências mundiais. Entre drones e veículos que são operados remotamente, a adição de um robô que possa combater na linha de frente dos conflitos é algo preocupante. Seriam economicamente mais viáveis e não seriam baixas computadas nas guerras. 

Na mesma postagem do vídeo, outro usuário ensina como desarmar o cão-robô, caso a pessoa seja suprimida por um e tenha a oportunidade de retirar a sua bateria.

Continua após a publicidade

O que o futuro nos reserva?

 

Fonte: Sean Chiplock

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.