SARPAS NG facilita solicitação de voos com drones no Brasil

Sistema foi atualizado buscando maior praticidade em todo o processo de voar com drones, mas precisa melhorar

SARPAS NG facilita solicitação de voos com drones no Brasil

O Departamento de Controle Aéreo (DECEA) anunciou oficialmente o SARPAS NG, novo sistema para solicitação de voos para drones no Brasil. Como base do novo sistema, o DECEA buscou tornar o processo mais prático, talvez o maior problema do sistema atual, que necessita de uma série de opções e dados para um voo. De fato o novo sistema ficou bem mais prático em vários aspectos, desde a interface ao processo de login, que agora centraliza o acesso na conta do sistema do Governo Federal Gov.br, já utilizada por vários outros serviços, como Detran e ConecteSUS.

O novo sistema, que por enquanto considera acesso apenas por site web, ficou com interface mais simples e clara. Ainda existem alguns bugs, além de certa dificuldade pelo acesso ser exclusivo via navegador web. Não existe um aplicativo para facilitar o processo, apesar do site ser responsivo e tentar se adaptar ao tamanho de tela do dispositivo.

Como novidades, agora o processo para liberação de voo ficou bem mais simples, sem tantas opções e seleções necessárias para abrir um voo. Além de poucos campos, a ferramenta de escolher no mapa o local do voo e possibilidade de criar uma área em polígono são muito interessantes e facilitam bastante o processo de informação do local desejado para o voo.

Outro detalhe é que, na versão antiga do Sarpas, a negativa para um voo só vinha após o usuário fazer a solicitação. Agora, em alguns cenários, o sistema já avisa antes do envio da solicitação se é possível ou não voar com os critérios colocados.

É possível abrir chamados de voo por CPF ou CNPJ, inclusive com a possibilidade de criar equipes de voo colocando mais de um usuário. Os drones já cadastrados no Sisant podem ser importados de forma simples e rápida para o novo sistema do SARPAS NG. Também foi lançada uma página de Central de Ajuda para esclarecer várias dúvidas relacionadas ao sistema e também sobre drones, que pode ser acessada através desse link.

Continua após a publicidade

Fica evidente que o SARPAG NS está bem melhor do que o sistema anterior, porém ainda precisa melhorar para conseguir convencer mais usuários a utilizarem o sistema. Um aplicativo é uma parte bem importante e que ainda não está disponível.

Rafael Ritter, do canal Dronemodelismo, um dos mais especializados do Brasil quando se trata de assuntos relacionados a drones, fez um vídeo falando do novo sistema. Recomendo conferir.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.