Fotos da NASA mostra mudança radical em lago dos EUA

Imagens capturadas com 22 anos de diferença revela efeitos de mudanças climáticas

Fotos da NASA mostra mudança radical em lago dos EUA
Créditos: Divulgação/NASA

NASA divulgou na última semana imagens do Lago Mead que mostram o impacto dos períodos de seca, fortalecida pelo aquecimento global, nos últimos 22 anos. As fotos de satélite permitem comparar o tamanho do lago, que é a maior reserva de água nos Estados Unidos, em três períodos: 2000, 2021 e 2022. Apesar da diferença entre a primeira e a última imagem, os efeitos da redução no volume de água de 2021 em diante também foram acelerados. 

Lago Mead: maior reserva de água dos Estudos Unidos

O Lago Mead é responsável por abastecer uma região no oeste dos Estados Unidos com uma população de aproximadamente 25 milhões de pessoas, incluindo não apenas áreas urbanas e rurais como também reservas indígenas. Neste ano, o lago atingiu a sua menor capacidade desde a sua criação em 1937, 85 anos atrás, acumulando 27% de água. 

O motivo da perda de volume é uma seca prolongada causada pelo aquecimento global e auxiliada pela extração exagerada de madeira na região. O aumento da temperatura na bacia do Rio Colorado, que abastece o Lago Mead, afetou a ocorrência de neve, cujo derretimento aumenta o volume dos rios, e diminuiu a umidade da região, que reduz a probabilidade de chuvas. Veja um comparativo do Lago Mead mostrando o Braço de Overton, trecho do lago onde desagua o Rio Virgin.

As marcas brancas na área que já foi coberta pelo Lago Mead é chamada de marca de banheira (bathrub ring, em inglês). O nome faz uma associação com as marcas de sujeira que ficam na banheiro após a água ser esvaziada. No caso do Lago Mead, essas marcas são formadas pelos sedimentos de minerais que ficam abaixo da água. Com a seca e perda do volume de água, elas ficam visíveis e seus tamanhos mostram até onde a água já chegou no reservatório. Compare agora as imagens de 2000 e 2022.

Via: The Guardian Fonte: Earth Observatory

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.