Robô que joga xadrez quebra o dedo de criança de 7 anos durante partida na Rússia

Incidente ocorreu no Moscow Chess Open depois que a criança apressou o robô, diz presidente da Federação de Xadrez de Moscou Sergey Lazarev

Robô que joga xadrez quebra o dedo de criança de 7 anos durante partida na Rússia
Créditos: Baza/Telegram

O xadrez é um jogo de pensamento estratégico, concentração, calma e esforço intelectual, portanto, não há espaço para violência. Entretanto, às vezes isso pode sair de controle, principalmente quando está jogando contra uma máquina. Na semana passada, um robô jogador de xadrez, aparentemente perturbado pelas respostas rápidas de um menino de sete anos, o agarrou e quebrou o dedo durante uma partida no Aberto de Moscou.

15/07/2022 às 10:15
Notícia

Rover Perseverance coleta mais material em busca de vida em M...

Jipe-robô coletou sua décima amostra de solo para sua pesquisa

O robô quebrou o dedo da criança”, disse Sergey Lazarev, presidente da Federação de Xadrez de Moscou, à agência de notícias TASS após o incidente, acrescentando que a máquina havia jogado muitas exibições anteriores sem perturbações. “É claro que isso é ruim”, completou.

O vídeo (abaixo) mostra o momento da ação. O robô agarra o braço do garoto durante alguns segundos, até que chega uma mulher e três homens para o socorrer. Após o acontecimento, a criança deixou o local de competição.

Vice-presidente da Federação Russa de Xadrez, Sergey Smagin, explicou o Canal Baza que o robô aparentemente atacou após capturar uma das peças da criança. Entretanto, o menino não esperou a máquina completar seu movimento, já fazendo uma resposta rápida e causando o problema.

Existem certas regras de segurança e a criança, aparentemente, as violou. Quando ele fez sua jogada, ele não percebeu que primeiro tinha que esperar”, disse Smagin. “Este é um caso extremamente raro, o primeiro de que me lembro”, acrescentou.

Lazarev teve um relato diferente, dizendo que a criança “fez uma jogada, e depois disso precisamos dar tempo para o robô responder, mas o menino se apressou e o robô o agarrou”. De qualquer forma, disse ele, os fornecedores do robô “teriam que o programar novamente”.

O Canal Baza afirmou que a criança, com nome de Christopher, seria um dos 30 melhores jogadores de xadrez do país na categoria sub-9. Apesar do trauma, Lazarev afirmou a TASS que ele teve o dedo engessado, mas não se preocupou muito: “A criança jogou no dia seguinte, terminou o torneio e voluntários ajudaram a registrar as jogadas”, disse. Já os pais do garoto não tiveram a mesma reação e procuraram a justiça.

Via: TASS Fonte: The Guardian

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.