O Banco Central do Brasil divulgou o Ranking de Reclamações das instituições financeiras. No primeiro trimestre de 2022, quem liderou foi o C6 Bank, entre os conglomerados. Na sequência aparecem BTG PACTUAL/Banco PAN e Banco Inter.
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As reclamações pela ordem de quantidade foram sobre a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito; em segundo lugar devido às operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito e em terceiro, oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada.
O indicador determinante para o ranque é feito com base no número de reclamações reguladas procedentes, dividido pelo número de clientes e multiplicado por 1.000.000 para averiguar o peso das manifestações.
O C6 lidera com um índice de 77,99. Foram 1.265 reclamações reguladas procedentes para pouco mais de 16 milhões de clientes. Na sequência vem o conglomerado entre BTG Pactual e Banco Pan, com índice 68,20 e 1.290 reclamações. Eles contam com quase 19 milhões de clientes. Por fim, o Banco Inter marcou um índice de 48,85 para 833 reclamações reguladas procedentes. A instituição mineira tem 17 milhões de clientes.
Confira os dez primeiros colocados e seus respectivos índices:
- C6 Bank - 77,99???????
- BTG PACTUAL/BANCO PAN - 68,20
- Banco Inter - 48,85
- BMG - 47,20
- Santander - 27,37
- Bradesco - 25,22
- Mercado Pago - 24,96
- Original - 21,59
- PagBank - 14,87
- Caixa Econômica Federal - 13,17
Reclamações mais frequentes
Líder disparado das reclamações mais frequentes dos correntistas são relacionados a cartões de crédito com 2.312. Entretanto, um ponto de destaque é as reclamações por conta das transações via Pix. No último trimestre de 2021, as reclamações ocupavam a 86ª colocação, agora subiram para 12º com 385 queixas. Confira os assuntos mais frequentes de reclamação e suas quantidades:
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços relacionados a cartões de crédito - 2.312
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços, exceto as relacionadas a cartão de crédito, cartão de débito, internet banking, ATM, credenciadora e operação de crédito - 1.158
- Oferta ou prestação de informação sobre crédito consignado de forma inadequada - 1.107
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade dos serviços relacionados a operações de crédito, exceto consignado - 883
- Irregularidades relativas a integridade, confiabilidade, segurança, sigilo ou legitimidade das operações e serviços prestados relacionados a conta de pagamento pré-paga - instituição de pagamento - 671
Via: Banco Central do Brasil Fonte: ti inside
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