Santa Catarina terá entreposto da Zona Franca de Manaus para facilitar logística

Centro receberá investimento de R$ 200 milhões e primeiro módulo deve começar a funcionar em Outubro

Santa Catarina terá entreposto da Zona Franca de Manaus para facilitar logística
Créditos: BRL Properties/ND/Divulgação

A BRL Properties iniciou a construção de um entreposto de 80 mil metros quadrados, na cidade de Itajaí, no litoral norte de Santa Catarina. O espaço funcionará como um centro da Zona Franca de Manaus e receberá investimento de R$ 200 milhões. O primeiro módulo do projeto está programado para ser finalizado e entrar em funcionamento em outubro deste ano.

O grupo BRL iniciou a elaboração da obra junto a Secretaria de Desenvolvimento Econômico de Itajaí no ano passado. A operação do local ficará por conta da empresa ZF-log, que possui a licença para operar o entreposto da Zona Franca de Manaus. Atualmente existem cinco centros da Zona Franca distribuídos ao redor do Brasil, o de Itajaí será o primeiro localizado na região sul do país. 

Entreposto melhorará Logística

O local irá funcionar basicamente como um 'braço' da Zona Franca de Manaus, atuando para aprimorar a logística na movimentação de mercadorias. No entreposto, as mercadorias poderão ser movimentadas, fracionadas e reexpedidas para todo o território nacional, com a mesma isenção tributária que é aplicada no Amazonas.  

22/07/2022 às 11:40
Notícia

Embraer contínua expansão de seus táxis aéreos EVE no conceit...

BAE Systems pretende encomendar 150 aeronaves da empresa brasileira

As cargas e mercadorias que são recebidas em um entreposto da Zona Franca podem permanecer no local por até 270 dias com isenção de encargos. A partir de outubro, a movimentação de mercadorias em Itajaí deve aumentar de forma exponencial. Fatores como a proximidade de Itajaí com outras cidades, e o fácil escoamento de produtos através da BR-101 foram os principais fatores que chamaram a intenção dos investidores para escolher a cidade de Santa Catarina como ponto do primeiro entreposto da região sul.

Grandes empresas como Philco, Samsung, Positivo, Intelbras e TLC devem ser algumas das primeiras marcas a transitarem seus produtos pelo posto em Itajaí. A conclusão completa da obra está prevista para 2025, com a expectativa de gerar pelo menos 600 empregos diretos. A construção do local com certeza irá aprimorar a movimentação de mercadorias não somente na região de Itajaí, mas por todos os estados da região sul, Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Fonte: ND+

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.