Veja quem mais gastou com anúncios políticos no Google nos últimos 8 meses

Entre novembro de 2021 e julho de 2022, mais de R$ 1,3 milhão foram gastos com anúncios no Google

Veja quem mais gastou com anúncios políticos no Google nos últimos 8 meses
Créditos: Google/Reprodução

Buscando maior transparência durante as Eleições de 2022, o Google revelou novas diretrizes para veiculação de propaganda eleitoral, além de plataforma de buscas para as eleições. Dentro do Google Ads ficou mais fácil acompanhar quais os partidos políticos, pessoas físicas e jurídicas estão veiculando anúncios na plataforma. Entre 17 de novembro de 2021 até 17 de julho de 2022, foram veiculados 1.994 anúncios, no valor total de R$ 1.385 milhão em propaganda política.

Dentre os 10 maiores anunciantes do Google, o Brasil Paralelo é o órgão que mais gastou com R$ 410 mil (29% do valor total), seguido pelo PSDB nacional com R$ 241 mil (17% do valor total). Outros partidos como o PSB do Rio de Janeiro que gastou R$ 180 mil, PP com R$ 31,5 mil e PT com R$ 16,5 mil também aparecem na lista.

Lista dos 10 maiores anunciantes políticos do Google Ads

  • 1º Brasil Paralelo – R$ 410 mil
  • 2º PSDB nacional – R$ 241 mil
  • 3º PSB (RJ) – R$ 180 mil
  • 4º União Brasil nacional – R$ 109 mil
  • 5º Thiago Barros Rodrigues Costa – R$ 86 mil
  • 6º Newsletters Digital A Voz do Brasil – R$ 82 mil
  • 7º MDB nacional – R$ 59,5 mil
  • 8º PP nacional – R$ 31,5 mil
  • 9º União Brasil (AL) – R$ 30 mil
  • 10º PT nacional – R$ 16,5 mil

A única pessoa física a aparecer na lista é Thiago Barros Rodrigues Costa, que gastou R$ 86 mil em anúncios no Google e figura na 5ª colocação da lista. O empresário promove pesquisas relacionadas à avaliação do governo do Presidente Jair Bolsonaro (PL). 

Os anúncios por vídeo são o principal formato de veiculação e representam R$ 1,2 milhão dos R$ 1,3 milhão aplicados em anúncios, desde novembro de 2021. O principal meio de veiculação é através dos anúncios do Youtube, que reproduzem o anúncio antes do início da reprodução de algum vídeo, ou durante. Os dados também aponta que o investimento vem crescendo com a aproximação das Eleições 2022.

Tribunal Superior Eleitoral busca maior transparência

A exibição do quanto recebe por anúncios políticos é resultado de um acordo entre a plataforma de buscas com o Tribunal Superior Eelitora, que foi firmado em junho. A divulgação é realizada através do Relatório de Transparência de Publicidade Política. São considerados como anúncios políticos a veiculação de qualquer propaganda que faça menções à partidos políticos, funcionários públicos eleitos ou candidatos.

Fonte: G1

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