Astrônomo divulga imagem de galáxia em espiral a partir de dados do James Webb

Pesquisador utilizou dados públicos divulgados pela NASA

Astrônomo divulga imagem de galáxia em espiral a partir de dados do James Webb
Créditos: Gabriel Brammer/Instituto Niels Bohr

A revelação das primeiras imagens capturadas pelo Telescópio Espacial James Webb impressionaram o mundo. Contudo, essas imagens foram escolhidas pela NASA para testar e avaliar os instrumentos do JWST, não fazendo parte de um pesquisa específica da própria agência ou de alguma universidade, por exemplo. Mas Gabriel Brammer, astrônomo da Universidade de Copenhague, revelou a primeira do telescópio não produzida pela NASA

21/07/2022 às 11:20
Notícia

NASA anuncia que voará à Lua no final de agosto

Missão Artemis I levará espaçonave para a órbita lunar

Galáxia NGC 628 registrada pelo James Webb

Gabriel Brammer acessou o site da Mikulski Archive for Space Telescopes, um projeto aberto ao público onde são disponibilizado dados proveniente de telescópios financiado pela NASA, para visualizar os dados "crus" das observações já realziadas pelo James Webb. Ele escolheu processar os dados da galáxia espiral NGC 628 por ela ser uma das mais parecidas com a Via Láctea, a galáxia onde "residimos".

Na imagem abaixo, vemos a NGC 628 no espectro de infravermelho médio, que é capturado no Telescópio Espacial James Webb através do Instrumento de Infravermelho Médio (MIRI, na sigla em inglês). A cor roxa é uma cor atribuída, não sendo real. Isso acontece porque como não vemos em infravermelho, precisamos utilizar algum tom para realçar a imagem. Apesar da psicodelia das espirais da NGC 628, a imagem revela as estruturas de suas espirais em detalhes nunca visto antes. A galáxia já foi fotografada pelo Hubble anteriormente.


Créditos: Gabriel Brammer/Instituto Niels Bohr.

James Webb: anos de produção até o lançamento

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

13/07/2022 às 15:15
Notícia

James Webb x Hubble: compare as imagens capturadas pelos tele...

NASA já divulgou as cinco primeiras imagens coloridas do JWST

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros. Sua operação iniciou no dia 12 de julho de 2022.

Fonte: Universe Magazine

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.