NASA anuncia que voará à Lua no final de agosto

Missão Artemis I levará espaçonave para a órbita lunar

NASA anuncia que voará à Lua no final de agosto
Créditos: Divulgação/NASA

No mesmo dia em que a humanidade celebrou a primeira caminhada na Lua, a NASA revelou que possui três datas reservadas para o lançamento da missão Artemis I: 29 de agosto, 2 de setembro e 5 de setembro. A missão será a primeira do Programa Artemis, no qual a agência espacial americana pretende realizar missões tripuladas para a Lua — precedendo o projeto de criar uma base lunar. 

21/07/2022 às 11:00
Notícia

James Webb: veja imagem do dano causado por impacto de meteor...

Impacto mais grave aconteceu no fim de maio

Janela de lançamento da Artemis I em agosto

A missão Artemis I levará a espaçonave Orion, sem tripulação, para a órbita da Lua. O objetivo é testar as capacidades da Orion no espaço profundo, região com mais radiação cósmica, e toda a operação e processo com a base terrestre. O foguete que o lançará, Space Launch System (SLS), já foi testado em Terra, agora é a hora de testá-lo em uma situação real. As três datas para lançamento compreende uma janela de 1 semana. Caso aconteça alguma adversidade nessas três datas, o SLS retorna para o seu armazenamento e a NASA precisará adiar o lançamento.

Orion possui uma entrada para acoplagem, que será útil quando a NASA realizar o seu plano de criar uma estação na órbita da Lua, também precedendo uma colônia no solo lunar. Em junho, a agência espacial divulgou o resultado da licitação para o projeto de levar energia nuclear para a Lua. As três empresas (Westinghouse, IX e Lockheed Martin) terão que desenvolver um conceito para atender os objetivos da agência espacial americana. Cada uma das vencedoras ganhou 5 milhões de dólares para desenvolver um sistema de fissão nuclear que fornecerá energia para as bases lunares — e futuramente ser adaptada para as missões tripuladas em Marte.

Programa Artemis: a humanidade volta à lua

Programa Artemis terá três missões. A Artemis 1, não tripulada, servirá como um teste para o foguete SLS e a espaçonave Orion, além de testar também outras tecnologias da NASA para as missões tripulados na órbita lunar. Em maio de 2024 (se tudo ocorrer como o planejado), será a vez da Artemis 2 levar humanos para a órbita da lua e além da órbita baixa pela primeira vez desde 1972, quando foi realizada a última missão Apollo. A Artemis 3 deve acontecer em 2025 e finalmente pousará com humanos na Lua, 53 anos após a última visita ao satélite natural. 

Fonte: Space

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.