James Webb: veja imagem do dano causado por impacto de meteoroide

Impacto mais grave aconteceu no fim de maio

James Webb: veja imagem do dano causado por impacto de meteoroide
Créditos: Divulgação/NASA

Em junho, publicamos aqui sobre o impacto de um micrometeorito no espelho do Telescópio Espacial James Webb (JWST). O impacto ocorrido em maio foi o terceiro registrado e também o mais grave, causando danos que afetaram de maneira mínima a qualidade das imagens capturadas pelo JWST. Nesta semana, a NASA divulgou um gráfico mostrando o resultado do impacto em um dos segmentos do espelho do telescópio. Confira. 

20/07/2022 às 19:05
Notícia

20 de julho: chegada do homem à Lua completa 53 anos

No dia de hoje, em 1969, Neil Armstrong estava marcando a história fora do planeta Terra

Impacto de micrometeorito no JWST

O segmento de espelho atingido pelo micrometeorito (meteoros tão pequenos a ponto de medir o mesmo que um grão de areia) foi o C3, localizado no canto inferior do telescópio James Webb (veja na segunda imagem). O JWST foi desenvolvido levando em conta esses impactos, que, com o passar dos anos reduzirão, a qualidade das imagens. Entretanto, o terceiro impacto foi mais grave do que esperado pelo tempo em que o telescópio está em órbita. Na imagem abaixo, as regiões mais claras mostram as áreas mais afetadas pelos impactos até agora. Veja o ponto branco no segmento de espelho C3.

Apesar do impacto afetar permanente a qualidade das imagens, o James Webb tem "qualidade sobrando" para os seus registros. Mesmo com a redução na qualidade, ele ainda entregará as melhores imagens astronômicas da história da humanidade. A prova disso são as primeiras imagens oficiais divulgada pela NASA. O micrometeorito causou impactos inesperados em poucos meses de operação? Sim. Isso é motivo de lamento? Nenhum pouco. Veja agora a imagem de todos os segmentos de espelhos e seus respectivos "nomes".

James Webb: anos de produção até o lançamento

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

13/07/2022 às 15:15
Notícia

James Webb x Hubble: compare as imagens capturadas pelos tele...

NASA já divulgou as cinco primeiras imagens coloridas do JWST

Continua após a publicidade

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros. Sua operação iniciou no dia 12 de julho de 2022.

Fonte: Space

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.