20 de julho: chegada do homem à Lua completa 53 anos

No dia de hoje, em 1969, Neil Armstrong estava marcando a história fora do planeta Terra

20 de julho: chegada do homem à Lua completa 53 anos
Créditos: Divulgação/Nasa

Hoje, 20 de julho, é um dia bastante importante na história mundial. Há exatos 53 anos, a espaçonave Apollo 11 da NASA pousou na Lua com os astronautas Neil Armstrong, Buzz Aldrin e Michael Collins e marcou a primeira vez que o homem pisou no nosso satélite natural.

23/05/2022 às 17:15
Notícia

NASA realizará mais testes com foguete de nova missão lunar

Foguete SLS lançará a missão Artemis I em viagem para a lua

O módulo Eagle pousou às 17h17 ( horário de Brasília) do dia 20 de julho de 1969 e Armstrong colocou o primeiro pé em solo lunar seis horas depois. Foi nesse dia também que "nasceu" uma das frases mais icônicas e lembradas quando falamos do homem pisando na lua: "Esse é um pequeno passo para o homem, um salto gigante para a humanidade". 

Como Brian Odom, historiador-chefe interino da agência espacial dos EUA, lembra, a reação ao evento espacial foi enorme tanto nos Estados Unidos quanto no resto do mundo. Ele diz que, “uma vez que os astronautas voltaram para casa, eles se tornaram celebridades instantâneas, pois o pouso foi entendido como uma das maiores realizações da humanidade”.

O evento é um dos grandes marcos do século 20, período em que Estados Unidos e União Soviética tentavam ultrapassar um ao outro no que conhecemos como Corrida Espacial. Odom adiciona que essa foi uma "derrota ampliada" para os soviéticos, levando em consideração a tensa polarização mundial durante a Guerra Fria.

23/06/2022 às 18:45
Notícia

NASA começa preparativos para missão Artemis I

Agência concluiu testes com foguete nesta semana

Do outro lado, essa primeira missão intensificou o foco da América do Norte em seu programa espacial e impactou a comunidade científica em todo o mundo. Em 1972, o presidente Richard Nixon já divulgava  que a NASA desenvolveria um sistema de transporte espacial com um veículo capaz de se deslocar "repetidamente da Terra para a órbita e vice-versa".

Meio século depois desse primeiro passo, a NASA ainda se motiva para levar uma nova tripulação ao nosso satélite. Com o sistema de pouso humano Artemis e seus trajes espaciais de última geração, uma nova missão é pensada para algum momento de 2026. “Vamos colaborar com parceiros comerciais e internacionais e estabelecer a primeira presença de longo prazo na Lua”, explica Odom. Esse também seria o momento para levar a primeira mulher e a primeira pessoa não-branca até a Lua.
 

Continua após a publicidade

Via: AA

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.