Drone de perfil militar pode carregar 500 quilos a 12 mil metros de altura por 5 horas

Empresa especializada em produtos de defesa foca em veículos aéreos para uso militar, mas reduzidos às dimensões dos drones de consumo, pesando até 3,5kg

Drone de perfil militar pode carregar 500 quilos a 12 mil metros de altura por 5 horas
Créditos: Drone dj

O uso de drones de consumo em missões militares na Ucrânia começou a confundir as linhas que separam Veículos Aéreos Não Tripulados (VANTs) maiores, construídos especificamente para uso das forças armadas, e veículos menores, cuja tecnologia era destinada a pequenas operações empresariais e de lazer. Agora, a BAE, uma empresa especializada em produtos aeroespaciais e de defesa, está entrando nessa intersecção com drones compactos, potencialmente descartáveis e com capacidades super dimensionadas, direcionados para clientes militares.

O par de drones compactos da BAE – batizados de Concept 1 e Concept 2 – é projetado para operar missões de vigilância e inteligência militar, mas também pode transportar cargas bastante pesadas e potencialmente destrutivas, que chegam a 500 kg, por até cinco horas e a 12 mil metros de altitude. A rapidez no voo também é de fazer inveja ao drone comum comprado em loja: Concept 1 e Concept 2 atingirão velocidades Mach 0,5 e 0,75, respectivamente. 

A BAE não forneceu mais detalhes sobre o par Concept, mas, ao que parece, os novos VANTs são projetados para fornecer uma gama expandida de capacidades de drones de nível militar em um corpo reduzido às dimensões dos produtos do consumidor comum.

Drone Concept 1

O Concept 1 é um pequeno avião de cauda dupla, lançado por trilhos, que chegará a altitudes de até 30 mil pés (9 mil metros). É capaz de voar quatro horas carregando 40 kg de carga e pode operar sozinho ou em "enxames" como o que a BAE chama de um bem “dispensável, mas recuperável”.

Drone Concept 2

Muito mais volumoso, o Concept 2 pesa no máximo 3.500 kg. Decola de uma pista e pode transportar até 500 kg de carga a 40 mil pés (12 mil metros) por um total de cinco horas. Ele também é projetado para missões de inteligência, vigilância e reconhecimento, e pode operar a partir da terra ou do mar.

O drone militar compacto pode ser carregado com munições ar-terra e mísseis ar-ar. É o que a BAE chamou de “'desgastável', mas projetado para mais de 100 missões”.

Essa última descrição pode ser um sinal de que o objetivo da BAE é criar novas classes de drones que sejam ao mesmo tempo mais compactos, menos caros e ainda mais eficazes na resposta a cenários de conflito que estão mudando rapidamente com a introdução de tecnologia de consumo.

Continua após a publicidade

Fonte: Drone dj

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.