Android vai bloquear automaticamente apps falsos e APKs do WhatsApp

Ação é resultado de uma união de forças do aplicativo de mensagens e da Google

Android vai bloquear automaticamente apps falsos e APKs do WhatsApp
Créditos: Photo by Eyestetix Studio on Unsplash

O Android tem bloqueado aplicativos falsos ou APKs modificadas do WhatsApp baixados fora da Google Play. A ação é um movimento coordenado da Google, a desenvolvedora do Android, e do próprio aplicativo de mensagens com o objetivo de garantir a segurança e a privacidade dos usuários. A medida foi divulgada na semana passada por Will Cathcart, o Head do WhatsApp, em seu Twitter

18/07/2022 às 15:15
Notícia

Urubu do Pix: promessa de multiplicar o dinheiro na hora é golpe

Golpistas manipulam pessoas através do WhatsApp para conseguir valores e dados pessoais

O executivo explica que um malware oculto foi descoberto em um destes app alternativos do WhatsApp, produzido pelo desenvolvedor “HeyMods”, que tinha o objetivo de roubar as informações pessoais armazenadas nos dispositivos das pessoas. Depois disso, o WhatsApp entrou em contato com a Google para que pudessem trabalhar em conjunto para barrar o funcionamento de aplicativos maliciosos. 

Agora, o Google Play Protect, sistema que verifica os apps que são instalados no Android e também faz uma varredura periódica nos dispositivos, consegue detectar versões falsas do WhatsApp e desativá-las dos aparelhos. 

Medidas legais

Além de bloquear os aplicativos falsos e maliciosos, Will Cathcart afirmou também que o WhatsApp tomará medidas de fiscalização contra o “HeyMods”, desenvolvedor do tal APK malicioso, assim como medidas legais para responsabilizar o autor da modificação e outros que fazem o mesmo que ele. 

"O malware de telefone celular é uma ameaça perniciosa que deve ser combatida e a comunidade de segurança continua a desenvolver novas maneiras de impedir que ele se espalhe", disse Cathcart em um de seus tweets. Abaixo está o fio completo, em inglês, do Head do WhatsApp.

Novidade já em ação 

A ação apresentada por Cathcart na última semana, vai ao encontro de uma notícia divulgada também na semana passada sobre a inatividade do WhatsApp GB, APK  popular por oferecer aos usuários recursos extras. Diversos usuários relataram que o aplicativo alternativo do WhatsApp havia sido desinstalado dos aparelhos e não sendo possível instalá-lo novamente nos dispositivos. A justificativa oficial para isso, então, foi a apresentada pelo executivo do app de mensagens, Will Cathcart

Fonte: Will Cathcart

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.