Hackers russos criaram app pró-Ucrânia para instalar malware

App prometia ataque de negação de serviço à sites russos com um clique

Hackers russos criaram app pró-Ucrânia para instalar malware
Créditos: Reprodução

Pesquisadores do Grupo de Análise de Ameaças do Google (TAG) divulgaram que hackers do grupo Turla, ligado a ditadura russa, criaram um aplicativo pró-Ucrânia para instalar malwares em smartphones. O app se chama Cyber Azov e utiliza o nome Regimento Azov, unidade militar ligada a extrema-direita, para atrair pessoas contrárias à guerra da Rússia contra a Ucrânia. A descrição do aplicativo na sua página oficial diz que os usuários do serviço podem lançar um ataque de negação de serviço distribuído (DDoS) com um clique através do programa. 

18/07/2022 às 17:33
Notícia

Rússia multa Google em quase R$ 2 bi por exibição de vídeos a...

Agência de telecomunicação do país acusa vídeos anti-propaganda de terrorismo

Aplicativo criado por hackers russos não está na Play Store

TAG explica que o domínio do site oficial do aplicativo Cyber Azov é de propriedade do grupo hacker russo Turla, acusado também de diversos ataques à instituições europeias e americanas nos últimos anos. O app não está disponível na Play Store e sua instalação deve ser realizada pela APK baixada no site oficial. Como esperado, o Cyber Azov não é capaz de lançar um ataque DDoS a servidores russos — ataques desse tipo enviam diversas solicitações de acessos a um site fazendo com que ele fique fora do ar ou passe por instabilidades.

Ao invés disso, a instalação do aplicativo Cyber Azov contamina o dispositivo do usuário com um malware. A tática é o clássico cavalo de Tróia — e neste caso literalmente usado durante uma guerra. A publicação da TAG em seu blog diz que poucas pessoas instalaram o aplicativo, mas ainda é necessário tomar cuidado com outros sites e apps que se dizem pró-Ucrânia.

Além de uma guerra no leste europeu, a guerra da Rússia contra a Ucrânia também está nos campos virtuais. O governo russo tem histórico de apoiar grupos hackers e satélites de comunicação e sites oficiais do governo ucraniano foram atacados antes e durante a invasão ao país. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.