Apple é acusada de práticas anticompetitivas por forçar uso do Apple Pay

Além de coagir usuários a usarem seu sistema, a gigante da maçã estaria impedindo a utilização de opções alternativas

Apple é acusada de práticas anticompetitivas por forçar uso do Apple Pay
Créditos: pymnts

A Affinity Credit Union de Iowa está processando a Apple por conduta anticompetitiva na forma como opera o Apple Pay. Além de "coagir" os usuários de seus dispositivos (smartphones, relógios inteligentes e tablets) a usarem o sistema de pagamento da empresa, a "gigante da maçã" estaria impedindo a utilização de opções alternativas em suas plataformas.

19/07/2022 às 13:50
Notícia

Marca iPhone é da Apple e não da Gradiente, diz Procuradoria ...

Processo agora segue para decisão no STF

De acordo com os autores da ação, a política de uso do Apple Pay "obriga" 4.000 bancos e cooperativas de crédito nos Estados Unidos a usar o sistema, resultando em um montante de pelo menos US$ 1 bilhão a mais a cada ano. A Apple cobra uma taxa de 0,15% nas transações de crédito e uma taxa fixa de 0,5 centavos nas transações de débito.

Outro ponto que veio à tona recentemente é que a Apple estaria negando acesso ao chip NFC dos seus dispositivos a qualquer empresa de processamento de pagamentos de terceiros. Isso, por sua vez, levantaria ainda mais barreiras para o desenvolvimento de aplicativos de carteira móvel pensadas para dispositivos iOS.

O processo também menciona que a falta de concorrência retira o incentivo para a Apple melhorar o Pay e torná-lo mais seguro, afetando tanto usuários finais quanto emissores de cartões.

A Affinity Credit Union exige "compensação tripla" de danos não especificados e o fim do comportamento anticompetitivo da Apple. Na coreia do Sul, uma lei nacional já obriga a Apple a aceitar sistemas de pagamento terceirizados. A Empresa tem processos e debates semelhantes na União Europeia e Holanda.


Via: Reuters

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.