YouTube remove live de Bolsonaro por promover desinformação sobre urnas eletrônicas

O Youtube derruba conteúdos com informações falsas sobre as eleições de 2018 desde março deste ano

YouTube remove live de Bolsonaro por promover desinformação sobre urnas eletrônicas
Créditos: CNN Brasil

O Youtube removeu uma transmissão que Jair Bolsonaro fez em julho de 2021 de sua plataforma. O atual presidente do Brasil promoveu desinformação e teorias da conspiração contra as urnas eletrônicas e o processo eleitoral nacional na ocasião. 

13/07/2022 às 21:00
Notícia

Governo Federal apaga perfis oficiais em redes sociais para n...

Governos estaduais variam entre apagar ou apenas parar as publicações

Na live, Bolsonaro afirmava ter "indícios fortíssimos" sobre fraudes que colocavam em dúvida os resultados das eleições no Brasil em 2018. Apesar disso, também dizia que não tinha "como se comprovar que as eleições não foram ou foram fraudadas". O atual presidente costuma dizer que teria vencido a eleição de 2018 no primeiro turno.

O Youtube esclareceu que, desde março deste ano (2022), remove conteúdo com alegações falsas de que as urnas eletrônicas brasileiras foram hackeadas na eleição presidencial de 2018 e de que os votos foram adulterados. "Esse é um dos exemplos do que não permitimos de acordo com nossa política contra desinformação em eleições", declarou a organização.

 

Depois dessa transmissão do ano passado, o Tribunal Superior Eleitoral (TSE) abriu um inquérito administrativo para apurar os ataques sem provas realizados por Bolsonaro. Ele também passou a ser investigado em um inquérito contra fake news já aberto no Supremo Tribunal Federal (STF).

02/06/2022 às 09:30
Notícia

Novo decreto do Governo Federal corta R$ 1,7 bilhão do orçame...

O bloqueio ainda não garante o reajuste salarial dos servidores públicos

Jair Bolsonaro já reforçou o discurso feito na transmissão excluída nessa segunda-feira (18), durante reunião com embaixadores no Palácio do Planalto. Além disso, o vídeo de 2021 foi retirado  do canal do presidente Jair Bolsonaro, mas ainda está disponível em outros canais, como o da TV Brasil.

De acordo com o Metrópoles, o Youtube também está debatendo a retirada da live desta segunda-feira para os diplomatas.

Via: O Globo, Metrópoles

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.