Futebol em primeira pessoa: câmeras no corpo podem ser o futuro das transmissões

Experimento foi feito em partida entre Milan e FC Köln

Futebol em primeira pessoa: câmeras no corpo podem ser o futuro das transmissões
Créditos: Bundesliga/Reprodução

Câmeras no corpo de jogadores e arbitragem numa partida de futebol pode ser o futuro das transmissões de partidas do esporte? A “gamificação” foi longe demais? Bem, tomara que não.

O experimento foi realizado durante um amistoso de pré-temporada entre o time alemão FC Köln e o atual campeão italiano Milan. Alguns jogadores e arbitragem tiveram câmeras acopladas em suas roupas, assim os espectadores teriam acesso a já conhecida ‘visão em primeira pessoa’ muito comum em games. Durante a partida era possível acompanhar alguns lances decisivos através deste novo ângulo.

No vídeo abaixo é possível ver alguns cortes da partida e acompanharmos os jogadores se cumprimentando, gols e o bandeirinha acompanhando uma jogada pela lateral do campo:

Dos games para a realidade. Da realidade para os games

Transmissões de diversos esportes tem inovado cada vez mais para atrair novas audiências e oferecer uma experiência cada vez mais imersiva para seus espectadores. No começo do ano, para o Super Bowl, a Samsung levou seu monstro para dentro do SoFi Stadium, em Los Angeles: a Tela Infinity, que é nada menos do que o maior painel de LED já criado para eventos esportivos. Como eu disse, um monstro com um display oval de 6.500 m² e 80 milhões de pixels, erguido a 37 metros acima do campo.

No futebol americano, drones já são utilizados para acompanhar as jogadas mais de perto. No nosso amado futebol, câmeras suspensas são o mais recente artifício para deixar as transmissões mais eletrizantes. E algumas dessas inovações parecem ter saído diretamente dos games e dão mais emoções para as partidas.

Uma das categorias da FIA, a Fórmula E, abraça isso muito bem. Essa categoria é disputada com carros elétricos, isso propicia que eles usem uma espécie de “turbo”, mas para isso tem que passar em setores específicos da pista para “habilitar” essa velocidade a mais. Além da interação com os telespectadores, que podem votar pela internet nos seus pilotos favoritos da corrida e conceder a eles um boost de velocidade.

Inovações como essas só tornam os esportes cada vez mais interativos, acessíveis e emocionantes. Espero que as câmeras no corpo sejam implementadas no futuro.

Via: Kotaku

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.