Veja imagens de Júpiter capturadas pelo telescópio James Webb

Imagens infravermelhos foram realizadas durante testes de instrumentos

Veja imagens de Júpiter capturadas pelo telescópio James Webb
Créditos: Divulgação/NASA

A NASA divulgou novas imagens capturadas pelo Telescópio Espacial James Webb (JWST). Conforme publicado anteriormente, Júpiter será um dos primeiros corpos celestes estudos pelo James Webb — ainda que o telescópio seja o equipamento mais avançado da humanidade para estudar os pontos mais distantes do nosso Universo. A imagem de Júpiter revelada pela agência espacial foi registrada através da câmera de infravermelho.

11/04/2022 às 14:47

Júpiter será um dos primeiros objetos observados pelo James Webb

Telescópio usará seus poderosos sensores para espiar "vizinho" da Terra

James Webb manda nudes de Júpiter

As imagens divulgadas pela NASA não são imagens coloridas de Júpiter, mas registros em infravermelho. Conforme vemos na primeira imagem, alguns pontos do maior planeta do nosso sistema solar estão bem brilhantes, como a faixa que circunda todo o planeta em seu equador e a grande mancha vermelha de Júpiter — um gigantesco anticiclone com tamanho diâmetro maior que da Terra.

Há um ponto preto ao lado de Júpiter que projeta uma sombra logo ao lado esquerdo da grande mancha vermelha. Este ponto é a lua Europa, satélite natural do planeta onde é especulado a existência de um oceano embaixo de sua gigantesca crosta de gelo. Na segunda imagem, as luas Tebe (acima de Europa), Métis (do lado direito de Júpiter) e o anel de Júpiter estão mais visíveis. A captura dessa imagem mostra outro avanço tecnológico do Telescópio Espacial James Webb: sua capacidade de observar em infravermelho e sem muita interferência objetos do nosso sistema iluminados pelo Sol.

Créditos: Divulgação/NASA.

James Webb: anos de produção até o lançamento

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

13/07/2022 às 15:15

James Webb x Hubble: compare as imagens capturadas pelos tele...

NASA já divulgou as cinco primeiras imagens coloridas do JWST

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

Fonte: NASA