Estação Espacial Internacional fotografa Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro à noite

Fotos compõe o projeto Cities at Night, que cataloga essas imagens

Estação Espacial Internacional fotografa Curitiba, São Paulo e Rio de Janeiro à noite
Créditos: Pixabay/Reprodução

A Estação Espacial Internacional (International Station Space) publicou neste domingo (17) fotos de três grandes cidades brasileiras, sendo as capitais São Paulo, Rio de Janeiro e Curitiba.

As fotos foram feitas no dia 4 de julho pelos agentes que operam a ISS e divulgadas no início desta semana.

O campo científico tem brilhado sob os holofotes nos últimos dias, principalmente em relação a imagens. Recentemente, um dos assuntos mais comentados em redes sociais foram as imagens publicadas pela NASA que foram registradas pelo telescópio espacial James Webb. O telescópio - que custou cerca de US$ 10 bilhões para ser projetado - tem a missão de registrar imagens coloridas do universo e expandir nosso conhecimento sobre o espaço. Algumas das imagens que já foram capturadas são belíssimas e nos trazem mais dados sobre a Nebulosa de Anel Sul, Nebulosa de Carina e o Quinteto de Stephan. 

Mas também existe beleza aqui na Terra, mesmo em construções erguidas pela humanidade. Abaixo você pode observar as fotos registradas das três capitais brasileiras.

 

Cidades à noite

As fotos foram feitas pela Estação Espacial Internacional enquanto ela orbitava o nosso planeta a cerca de 420 km acima do solo. Essas imagens fazem parte do projeto Cities at Night (Cidades à Noite) que busca quantificar, mapear e monitorar a poluição proveniente das luzes artificiais. Já foram feitas milhões de imagens pelos astronautas embarcados na Estação Espacial Internacional, mas a maioria delas não foi catalogada e com isso não é possível atribuir a elas uma localidade específica. Este projeto pretende mudar essa situação através do que eles chamam de “ciência cidadã”, identificando a localização das fotos e através dessa catalogação poder contribuir para os estudos de poluição por luzes artificiais.

Trabalhos colaborativos como esse só são possíveis pelo interesse da sociedade civil em questões referentes à ciência e pelo compartilhamento de tecnologias por parte de grandes entidades e nações. A própria Estação Espacial Internacional, que possibilitou esse projeto, funciona pela união de cinco agências espaciais e já abarcou mais de três mil projetos dentro de suas instalações.

Fonte: Cities at Night

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.