Reclamações sobre serviços de telefonia caíram 15% em maio

As reduções estão diretamente ligadas aos investimentos das empresas

Reclamações sobre serviços de telefonia caíram 15% em maio
Créditos: Berkeley Communications/Unsplash

Aparentemente, os usuários estão mais satisfeitos com os serviços de telecomunicações no Brasil. Isso porque, o número de reclamações dos serviços caiu 15,3% em maio deste ano, na comparação com o mesmo mês de 2021, segundo dados da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Em maio, houve 161.348 queixas registradas, 29.243 reclamações a menos que as registradas no mesmo mês do ano passado.

08/06/2022 às 12:29
Notícia

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As reclamações de usuários vêm registrando quedas acima de dois dígitos desde o começo do ano passado. São quedas recordes que mostram que as ações do setor para melhorar a experiência do usuário tem surtido efeito”, afirmou o presidente executivo da Conexis (Sindicato Nacional das Empresas de Telefonia e de Serviço Móvel, Celular e Pessoal) Brasil Digital, Marcos Ferrari.

Todos os serviços tiveram uma queda consistente. O grande destaque para os serviços de TV por assinatura, com 20% a menos. Passaram de 13.638 em maio de 2021 para 10.906 em maio de 2022. As reclamações dos usuários de banda larga fixa caíram 15,4% e dos usuários de telefonia móvel 6,6%.

Sobre os assuntos, a maior queda ocorreu nas reclamações relacionadas a crédito pré-pago, que caiu 24%, seguida por mudança de endereço, com queda de 21% e por ressarcimento, com queda de 20% no número de reclamações.

As reduções estão diretamente ligadas aos investimentos das empresas. Eles ultrapassaram mais de R$ 35 bilhões em 2021. Além disso, algumas ações de autorregulação do setor, como o Não Me Pertube, que permite bloquear chamadas de telemarketing de telecomunicações e de oferta de crédito consignado.

Anatel aperta o cerco contra telemarketing

O Conselho Diretor da Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) aprovou, em reunião extraordinária ocorrida  terça-feira, dia 21 de junho, a proposta de resolução que reduz e simplifica a carga regulatória do setor de telecomunicações. Entre as medidas aprovadas está uma que pode encerrar de vez as ligações de robôs que desligam na sua cara: ligações com tempo menor do que 3 segundos passarão a ser cobradas. 

Via: Conexis

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