Chance de um pedaço de foguete cair em alguém na Terra está aumentando com o tempo

Em dez anos, um em cada 10 pedaços pode causar mortes, principalmente no Sul do mundo

Chance de um pedaço de foguete cair em alguém na Terra está aumentando com o tempo
Créditos: Pplware

Você já pensou qual a chance de um pedaço de foguete cair na sua cabeça? Um novo artigo publicado na Nature Astronomy fez uma previsão - e as chances estão aumentando graças ao volume crescente de lixo espacial.

15/07/2022 às 13:00
Notícia

Telescópio James Webb é capaz de detectar água em outro planeta

JWST possui equipamentos capaz de identificar componentes de atmosferas distantes

De acordo com essa publicação, a probabilidade de  partes descontroladas de foguetes retornarem à Terra causando mortes é de 10% para os próximos dez anos. Ou seja, se as práticas de empresas e países que se aventuram fora do planeta não mudarem, uma em 10 peças pode cair na cabeça de alguém.

Por enquanto, é mais fácil que a maioria dos destroços caiam em lugares inabitados ou no oceano, mas os riscos aumentam com o tempo. Existem tratados que mencionam "coisas que colidem com a Terra", mas não há uma estrutura legal regendo o lixo espacial atualmente.

Outro ponto interessante é que, como a maioria dos foguetes são lançados próximos da linha do Equador, há mais chance dos seus pedaços voltarem pelo Sul do mundo. Os pesquisadores dizem que é três vezes mais provável que corpos de foguetes caiam em  Jacarta, Dhaka, Cidade do México, Bogotá e Lagos do que em Nova York, Pequim ou Moscou.

Uma solução seria investir em componentes que possam ser guiados no seu pouso de volta à Terra, e pesquisadores já pediram acordos multinacionais para que isso se torne uma exigência padrão. No entanto, as grandes organizações e países ainda se mostram relutantes.

Para essa pesquisa, foram usados relatórios públicos sobre lançamentos de foguetes e 30 anos de dados sobre corpos de foguetes abandonados em órbita. De acordo com o Departamento de Defesa dos Estados Unidos, existem 27 mil pedaços de lixo espacial sendo rastreados hoje em dia. A NASA já afirmou que esse número é bem maior na prática, mas esse "resto" teria um tamanho médio muito pequeno para ser monitorado.

Via: Forbes

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.