Vladimir Putin proíbe uso de ativos digitais para pagamentos na Rússia

Tornou-se ilegal utilizar criptomoedas para pagar por bens e serviços

Vladimir Putin proíbe uso de ativos digitais para pagamentos na Rússia
Créditos: Cointelegraph/Reprodução

O presidente da Rússia Vladmir Putin, assinou a lei que proíbe que ativos digitais sejam utilizados como forma de pagamento para bens e serviços. A nova lei altera partes de outra lei federal que regulava "bancos e atividades bancárias", tornando ilegal a utilização de criptomoedas para pagamento de serviços em solo russo.

A aprovação da lei é contrária ao movimento do país, no último mês, para aceitar pagamento internacional com cripto. Com a aprovação de Putin, o país restringe ainda mais a utilização das criptomoedas. O texto que sancionado específica a "proibição contra a introdução de outras moedas ou substitutos monetários no território da Federação Russa". De acordo com informações do portal internacional CoinTelegraph, o texto foi apresentado no dia 8 de junho e aprovado na Assembleia Federal (Duma). Trinta dias depois, no dia 8 de julho, o texto foi aprovado no Parlamento e então seguiu para a sanção presidencial. Segundo as leis russas, uma lei precisa primeiro ser aprovada em ambas as instâncias antes de seguir para a mesa do presidente. 

O parlamento também está analisando outros dois projetos relacionados a ativos digitais, um deles deve regular a ação de mineradores, requisitando o registro de equipamentos e atividades. O outro projeto busca regular as transações com critptomoedas, incluindo o licenciamento e a privacidade de dados. 

Criptomoedas poderiam ajudar com impactos econômicos

Durante o mês de junho, a primeira vice-governadora do Banco Central da Federação Russa, Ksenia Yudaeva, informou que o país está aberto ao recebimento de moedas digitais para pagamentos internacionais no país. A intenção é permitir o uso dos ativos digitais para liquidar pagamentos internacionais e contribuir para aliviar os impactos econômicos sofridos em decorrência de inúmeras sanções ocidentais, desde o início da invasão da Ucrânia. 

No entanto, a nova lei e os projetos em andamento no parlamento da Rússia parecem apontar para uma maior regulamentação e restrição das atividades com criptomoedas do que havia sido previamente apontado pelo Banco Central. 

Fonte: Cointelegraph

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.