Lua e Saturno estarão juntos no céu a olho nu nesta sexta-feira

Conjunção é um dos vários eventos astronômicos do mês

Lua e Saturno estarão juntos no céu a olho nu nesta sexta-feira
Créditos: Pedro Lastra/Unsplash

Após os dois dias de Superlua dos Cervos, é chegada a hora da Lua realizar sua primeira conjunção no mês de julho. Nesta sexta-feira, nosso satélite natural aparecerá no céu do ladinho de Saturno, o Senhor dos Anéis do nosso sistema solar, e será possível ver o evento astronômico a olho nu — desde que você o clima da sua região ajude, ao contrário do tempo nublado de Florianópolis. 

15/07/2022 às 13:00
Notícia

Telescópio James Webb é capaz de detectar água em outro planeta

JWST possui equipamentos capaz de identificar componentes de atmosferas distantes

Conjunção entre Lua e Saturno 

Uma conjunção acontece quando dois corpos celestes aparecem próximos um do outro no céu. Nesta conjunção entre a Lua e Saturno, o evento iniciará por volta das 20h. A Lua ainda estará bem visível e iluminada (90% de brilho) e Saturno aparecerá na parte superior esquerda do nosso satélite, com um brilho dourado e fixo. 

Se apenas vê-lo a olho nu não é o suficiente, você poderá usar um binóculo, telescópio, câmera com lente teleobjetiva (conhecida como lente zoom) ou até mesmo um smartphone com uma ótima lente para zoom para observas mais detalhes da conjunção. O melhor horário será pouco depois das 21h30.

Próximas conjunções da lunares

No próximo domingos já teremos a próxima conjunção da Lua com Júpiter. Esta conjunção será ainda mais visível que conjunção entre a Lua e Saturno. A Lua ficará próxima de Marte no dia 21 de julho e de Vênus no dia 26. A conjunção de Marte será uma ocultação do planeta pela Lua na região da Sibéria. Dois dias depois, 28 de julho, nosso satélite entrará na fase de Lua Nova, mesma data em que a chuva de meteoros Piscis Austrinídeos e Gama Draconídeos aparecerá em seu pico nos céus. Também no dia 28 e pegando a noite do dia 29 teremos a chuva de meteoros Delta Aquáridas do Sul. Todas essas chuvas são mais visíveis no hemisfério sul. 

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.