Gangnam Style: primeiro vídeo a atingir 1 bilhão de visualizações faz 10 anos

Clipe musical do rapper Psy conta atualmente com mais de 4 bilhões de views

Gangnam Style: primeiro vídeo a atingir 1 bilhão de visualizações faz 10 anos
Créditos: Divulgação/YouTube/Psy

Postado no dia 15 de julho de 2012 no YouTube, o clipe Gangnam Style, do rapper sul-coreano Psy (Park Jae-sang) completa exatos 10 anos hoje. O hit que virou sucesso na época foi o primeiro a bater a marca de um bilhão de views na plataforma de vídeos do Google, causando uma grande confusão no algoritmo do servidor. A música inspirou milhares de artistas e ganhou paródias com o passar dos anos.

Além de tudo, Psy conseguiu ter um reconhecimento global com o seu hit, algo que os artistas do K-pop só foram ter anos depois com os grupos musicais BTS Blackpink por exemplo. Aliás, em uma entrevista, o cantor revelou que Gangnam Style foi originalmente produzido apenas para os fãs locais do K-pop.

O sucesso mundial em 2012 é tão grandioso que o vídeo não precisou de muito apoio das redes sociais para viralizar. Vale destacar que na época, o Instagram estava começando a ganhar força, e o TikTok ainda não existia, sendo lançado somente seis anos depois, em 2016.

Em setembro de 2012, o vídeo musical foi reconhecido pelo Guinness World Records como o vídeo com mais curtidas do YouTube. Atualmente, o clipe já conta com 4.4 bilhões de visualizações na plataforma. Relembre o vídeo abaixo.

Vale destacar que Gangnam Style está atualmente na décima primeira posição no ranking de vídeos mais vistos no YouTube. Baby Shark Dance (Pinkfong) com mais de 10,9 bilhões, Despacito (Luis Fonsi/Daddy Yankee) com cerca de 7,9 bilhões e Johny Johny Yes Papa (LooLoo Kids) com aproximadamente 6,3 bilhões lideram a lista.

Carreira de Psy

Além de decolar a carreira do rapper sul-coreano, Gangnam Style revolucionou a história da música fora dos Estados Unidos, já que grandes sucessos da época, como a canção Baby, de Justin Bieber por exemplo, eram de língua inglesa. A música também fez com que a Billboard levasse o número de visualizações no YouTube em consideração na compilação das tops de sucesso.

O hit levou Psy a fazer a famosa coreografia do clipe ao Madison Square Garden, em Nova York, onde dividiu o palco com Madonna e até mesmo dançar em um apresentação para o ex-presidente dos EUA Barack Obama.

Apesar de toda a fama, nem tudo foi do jeito que Psy esperava. O artista que já era conhecido na Coreia do Sul antes mesmo de Gangnam Style, revelou que na época tinha uma dependência enorme da nova música, onde sempre tinha que tocá-la, independentemente do lugar que visitava.

Continua após a publicidade

Significado de Gangnam Style

As palavras Gangnam Style são derivadas do coreano que se refere a um estilo de vida associado ao distrito de Gangnam de Seul. Geralmente, as pessoas desse estilo são famosas e estão na moda com sua classe. Resumidamente, o Gangnam Style está diretamente ligado ao modo de vida luxuoso de Seul, assim como o estilo de vida da cidade estadunidense de Beverly Hills na Califórnia.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.