Rover Perseverance coleta mais material em busca de vida em Marte

Jipe-robô coletou sua décima amostra de solo para sua pesquisa

Rover Perseverance coleta mais material em busca de vida em Marte
Créditos: Divulgação/NASA

rover Perseverance, que está explorando a superfície marciana em busca de sinais de vida, fez a sua décima coleta de material do solo no planeta vermelho. Dessa vez o Perseverance não pegou uma nova pedra para ser seu pet, mas para examinar as propriedades de um terreno que já foi o delta de um rio na Cratera Jezero. Se onde há água, há vida, onde já teve um rio é provável que tenha havido pelo menos microrganismos.

10/06/2022 às 15:02
Notícia

Rover marciano Perseverance "adota" pedra como pet

Pedra entrou na roda do jipe e está passeando pelo planeta

Rover Perseverance deve coletar mais 38 amostras

A décima amostra de solo, uma pedra do tamanho de um dedo mindinho, foi colocada em um dos 43 tubos de análise do rover Perseverance, dos quais 38 serão preenchidos com solo e outras pedras. Pelo número limitado de tubos, a equipe responsável pela missão avalia cuidadosamente qual solo será perfurado para coletar a amostra. A primeira amostra foi coletada em setembro de 2021, 7 meses após o pouso do Perseverance. Esta nova amostra é a segunda coletada no antigo delta de rio marciano.


Créditos: Divulgação/NASA.

Essas amostras (e outras futuras) coletadas no local onde já existiu o delta de um rio terão um papel fundamental para, além do próprio objetivo do Perseverance de encontrar vestígios de vida, a futura escolha da região onde a NASA e a ESA enviarão uma missão de "coleta e retorno". Um resultado positivo das análises do Rover pode fazer com que o local se torne o ponto de aterrisagem deste projeto.

Rover Perseverance ganha nova missão

Essas missões de coleta e retorno serão um marco na história da humanidade por realizar dois feitos únicos: a primeira coleta e retorno de uma amostra interplanetária (não contando os meteoritos de Marte) e a primeira plataforma de lançamento em um planeta além da Terra. Por isso, o rover Perseverance ganhou um segundo objetivo, encontrar o melhor lugar na Cratera Jezero para o pouso da missão de coleta e retorno. Não sabes se esse delta seco será o melhor lugar, mas a NASA e a ESA já possuem um foguete para enviar as amostras para casa, o Mars Ascent Vehicle.

Fonte: Space

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.