O que significam os símbolos impressos nos produtos eletrônicos?

Saiba quais critérios são analisados pela Anatel e pela Comissão Federal de Comunicações

O que significam os símbolos impressos nos produtos eletrônicos?
Créditos: Gabriel Freytez/Pexels

Apesar de serem importantes para a certificação de segurança e qualidade de muitos dispositivos eletrônicos, muitas vezes, os símbolos passam batido pelos usuários. Muitos desses símbolos garantem que aparelhos como carregadores e baterias, passaram por testes rigorosos para chegar à uma loja, dando maior segurança para que os clientes. 

14/07/2022 às 13:30
Notícia

Inteligência artificial promete churrasco perfeito por contro...

Empresa de churrasqueiras profissionais criou sistema de monitoramento para restaurantes

Entre os principais símbolos impressos em produtos eletrônicos, estão os da Anatel, a Certificação FCCCertificação CE e a RoHS. E hoje, o Mundo Conectado vai explicar o que significa cada um desses símbolos.

Anatel

Presente normalmente em smartphones e outros dispositivos móveis, o símbolo da Anatel aparece em produtos foram homologados pela Agência Nacional de Telecomunicações. Sendo a principal homologação necessária para produtos eletrônicos no Brasil, o famoso selo da Anatel significa que foram realizados testes em um aparelho dentro das normas brasileiras.

Dessa forma, os produtos certificados seguem padrões de qualidades que permitem ser comercializados em território brasileiro. As principais análises da agência contemplam questões de qualidade, saúde, segurança e assistência. Vale destacar que o símbolo da Anatel pode ser encontrado tanto no próprio produto quanto na embalagem.

Anatel (Imagem: Anatel)

RoHS

A RoHS ou a Restrição de Determinadas Substâncias Perigosas, regula a fabricação, importação e distribuição de equipamentos eletrônicos e elétricos desde 2006. Assim como o nome sugere, a diretiva da RoHS restringe o uso de substâncias perigosas como Cádmio (Cd), Mercúrio (Hg), Chumbo (PB), Cromo Hexavalente (Cr VI), Bifenilas polibromadas (PBBs e PBDEs) e Ftalatos (DEHP, BBP, DBP e DIBP) em itens comercializados.

Os principais produtos que contam com o símbolo RoHS envolvem eletrodomésticos, equipamentos de iluminação e equipamentos de IT. Dessa forma, a RoHS analisa produtos como micro-ondas, monitores, computadores, notebooks e até mesmo lâmpadas. Um dos principais focos da diretiva é abordar questões globais de resíduos eletrônicos nos meios de consumo.

RoHS (Imagem: RoHS)

Certificação FCC

Concedida pela Comissão Federal de Comunicações, órgão responsável pela regulamentação de equipamentos eletrônico e telecomunicações dos Estados Unidos, a certificação FCC garante que produtos como televisões e dispositivos que utilizam radiofrequência passaram por procedimentos de verificação e aprovação, conforme os critérios do país.

Continua após a publicidade

Os principais critérios para a aprovação de um produto vêm a partir de análise da radiação ionizante emitidos. Dessa forma, se uma fabricante de produtos com frequência de rádio dos EUA deseja exportar seus produtos, a etiqueta com a certificação FCC deve estar presente.

Certificação FCC (Imagem: Comissão Federal de Comunicações)

Certificação CE 

Assim como nos Estados Unidos, na Europa também há um órgão que fiscaliza a comercialização e exportação de produtos eletrônicos. Neste caso, com o símbolo de certificação CE, a Área Econômica Europeia (EEA) é responsável por autorizar um produto analisado em requisitos como segurança, higiene e proteção ambiental.

Essa marcação credencia o equipamento a circular por todo o Espaço Económico Europeu, de acordo com as diretivas legais vigentes na Europa. Além de produtos eletrônicos, pode-se encontrar a certificação CE em brinquedos e dispositivos de uso médico.

Certificação CE (Imagem: Área Econômica Europeia)

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.