Com as primeiras fotos coloridas do Telescópio Espacial James Webb (JWST) divulgadas, chega o momento de compará-las com as imagens do mesmo objeto (ou ponto no espaço) registradas pelo Telescópio Hubble, antecessor do JWST. Antes de partirmos para as imagens, precisamos nos atentar a alguns pontos: nenhuma imagem é melhor ou pior que a outra. O Hubble foi lançado em 1990 e ao mesmo tempo já era planejado um sucessor.
NASA revela fotos vencedoras do concurso Fotógrafo do Ano 2022
Competição premia fotógrafos da NASA em diversas categorias
O James Webb possui equipamentos mais novos e diferentes do seu antecessor, além de ter um espelho com diâmetro de 6,5 m contra 2,4 m do Hubble. Na esquerda dos comparativos, sempre estará uma imagem registrada pelo Hubble, enquanto à direita estará a imagem mais recente capturada pelo Telescópio Espacial James Webb.
Nebulosa Carina


Nebulosa NGC 3132 (Southern Ring Nebula)
A NASA divulgou duas imagens da Nebulosa NGC 3132, mostrando dois tipos de capturas. Por isso, aqui veremos primeiro a imagem tirada pelo Hubble e abaixo a imagem capturada pelo James Webb.
Cluster de Galáxias SMACS 0723
Aqui temos a imagem mais profunda do Universo. Algumas galáxias da imagem do James Webb foram criada a "apenas" milhões de anos depois do Big Bang.


Quinteto de Stephan
No Quinteto vemos cinco galáxias, quatro formando um sistema há 40 milhões de anos-luz de distância de nós e outra que está alinhada com elas. As quatro galáxias (na parte superior) estão interagindo entre si. Dessa "dança" cósmica, elas acabaram se unindo e formando uma única galáxia.
A outra galáxia, NGC 7320, está há 290 milhões de anos-luz de distância da Terra. Devido ao seu brilho e alinhamento com as quatro galáxias, ela parece pertencer ao sistema.


.....
Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.