Superlua dos Cervos: como observar o fenômeno que acontece nesta quarta-feira

Esta será a segunda e maior superlua do ano

Superlua dos Cervos: como observar o fenômeno que acontece nesta quarta-feira
Créditos: Pedro Lastra/Unsplash

Amanhã, dia 13 de julho, teremos a segunda e maior superlua de 2022. O fenômeno astronômico será visível a partir das 17h30, quando a Lua começará a surgir no lado leste do céu — oposto ao pôr do Sol. Antes de verificar a previsão do tempo para a sua cidade, saiba mais sobre a superlua dos Cervos

11/07/2022 às 18:59
Notícia

Afinal, Inteligências Artificiais que falam como humanos são ...

Caso do engenheiro do Google que foi afastado por acreditar na consciência de uma IA gerou bastante d...

Superlua dos Cervos — uma das grandes participações da Lua em julho

Dias atrás, publicamos o calendário dos eventos astronômicos para este mês. A Lua participará de várias conjunções e o evento de amanhã será uma das três superlua do ano — a próxima será em 11 de agosto, enquanto a primeira aconteceu em junho. 

A origem do nome Superlua dos Cervos vem dos povos nativos da América do Norte. No Hemisfério Norte é verão, período em que os chifres dos cervos voltam a crescer após caírem no inverno. Não há nada místico ou sobrenatural neste caso. O termo superlua tem algumas divergências. Nos últimos anos, o termo foi usado para quase toda lua cheia. Entretanto, o termo é usado originalmente para as luas cheias que acontecem quando o nosso satélite está a menos de 360.000 quilômetros de distância da Terra. Assim, a Superlua de Morango (em junho), a Superlua dos Cervos e a próxima que acontecerá em agosto (Superlua do Esturjão) se encaixam nessa definição.


Créditos: Pedro Lastra/Unsplash.

Superlua dos Cervos será a maior do ano. Ela será melhor avistada em lugares planos e com horizonte amplo, mas ainda assim você poderá ver toda a sua grandiosidade já que a superlua terá um brilho e tamanho maior que o normal. Esse fenômeno chega a ter um brilho 33% maior que as outras fases da Lua e aparentará no céu um diâmetro 15% maior. 

Se você não conseguir ver o fenômeno amanhã, poderá tentar novamente na quinta-feira. Assim como na quarta-feira, um dos melhores momentos para observar a superlua é logo nos primeiros minutos, pois ela apresentará uma bela mudança de cor conforme for subindo no céu noturno.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.