Bluetooth LE está pronto com promessa de áudio de qualidade e menor consumo de energia

Novo Bluetooth também traz o Auracast que permite conexão ilimitada com múltiplos dispositivos

Bluetooth LE está pronto com promessa de áudio de qualidade e menor consumo de energia
Créditos: Alex Castro/The Verge/Reprodução

O Bluetooth LE Audio lançado nesta terça-feira (12) e promete trazer uma nova geração de headphones, fones de ouvido e dispositivos wireless. O novo Bluetooth promete dispositivos mais eficientes, com melhor qualidade de áudio e ainda permitirão a conexão com um número 'ilimitado' de dispositivos simultâneamente. Áudio Bluetooth LE (Low Energy - Baixa energia em português) introduz o codec LC3 (Codec de comunicação de baixa complexidade), para reduzir o consumo de energia durante a reprodução de áudio por Bluetooth, sem perder a qualidade da faixa de áudio.

12/07/2022 às 14:03
Notícia

Celular Nothing Phone (1) irá custar cerca de R$ 2,5 mil; vej...

Smartphone foi oficializado e virá equipado com chipset Snapdragon 778G+

Anunciado em 2020, o desenvolvimento do Bluetooth LE atrasou devido aos efeitos causados pela pandemia. O CEO do Bluetooth, Mark Powell, afirmou que a introdução do codec LC3 irá proporcionar a maior revolução da história do Bluetooth. "Hoje é um dia de orgulho para a comunidade de membros do Bluetooth. Nossos membros precisaram superar uma série de desafios nesses últimos anos para completar o desenvolvimento do maior projeto da história do Bluetooth. O áudio LE expande os limites do que é possível no mercado de áudio wireless"

O novo codec LC3 introduz a capacidade de reprodução de áudio, com a mesma qualidade de som, em bitrates inferiores. Isso significa qualidade de som, com menor consumo de energia. Agora, isso não é tudo o que o Bluetooth LE promete, outro detalhe importante é a possibilidade de conexão simultânea com número ilimitado de dispositivos, desde que ofereçam suporte à tecnologia. Essa funcionalidade foi batizada como Auracast.

O que é o Auracast?

O Auracast permite a conexão com múltiplos dispositivos Bluetooth, permitindo a transmissão de dados em massa a partir de um único aparelho. Dessa forma, é possível compartilhar faixas de som entre usuários e obter novas experiências de áudio em eventos, com traduções simultâneas de áudio e redução de ruídos sonoros. Além disso, o Auracast promete facilitar o acesso à comunicação para pessoas com perda auditiva. 

Para ampliar a conexão do Auracast, um dispositivo de Transmissão fica responsável por repercutir os dados e informações no ambiente. Outros aparelhos, chamados de Assistentes, podem receptar as informações e realizar uma série de processos, como a tradução da faixa, antes de enviá-las ao Receptor, que são os dispositivos Bluetooth como headphones e fones de ouvido.

Com  a chegada do Bluetooth LE, a reprodução de faixas de áudio Wireless deve passar por uma grande revolução. O novo Bluetooth será disponibilizado em atualizações futuras, e dispositivos Android 13 já oferecem suporte à tecnologia na sua versão Beta.

Fonte: The Verge, Bluetooth

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.