James Webb: confira primeira imagem colorida do telescópio

NASA adiantou revelação de primeira imagem do JWST

James Webb: confira primeira imagem colorida do telescópio
Créditos: Divulgação/NASA

Originalmente programada para esta terça-feira, as primeiras imagens em cores do Telescópio Espacial James Webb (JWST) foram divulgadas nesta segunda-feira, dia 11 de junho. A imagem foi divulgada pela NASA no seu canal no YouTube e no seu site, com participação de Joe Biden, presidente dos Estados Unidos. A agência espacial optou por revelar primeiro o ponto mais profundo do universo já fotografado pela humanidade. 

11/07/2022 às 17:15
Notícia

Engenheiros constroem lançador que dispara projéteis a 10 Km/s

Equipamento desenvolvido por engenheiros canadenses simulará impactos de meteoritos

Primeira imagem colorida do James Webb

Transmitindo diretamente da Casa Branca, sede da presidência dos Estados Unidos, a NASA revelou a primeira imagem colorida do Telescópio Espacial James Webb. A imagem mostra o ponto mais profundo do universo captado pelo ser humano. A foto colorida registrada pelo JWST mostra diversas galáxias, com a imagem de algumas distorcidas pela gravidade de outros maiores. Conforme explicado por um diretor da NASA na transmissão, a foto capturada pelo James Webb cobre uma área do céu equivalente a uma pessoa segurando um grão de areia "a um braço de distância" de seus olhos em direção ao céu. Um pedaço tão minúsculo do céu abriga toda essa infinidade de galáxias.

Em um dos pontos da imagem está a luz de uma galáxia localizada a mais de 13 bilhões de anos-luz de distância da Terra, o que faz com que seja uma das galáxias mais antiga fotografada pela humanidade. Recentemente, cientistas encontraram uma galáxia de 13,5 bilhões de anos.

Amanhã, dia 12 de julho, a NASA revelará outras imagens capturadas pelo telescópio James Webb e dará mais informações sobre a foto revelada hoje. A divulgação dessas imagens marca o início das operações científicas do JWST e seus resultados serão apresentados nos próximos meses.

James Webb: anos de produção até o lançamento

O projeto do telescópio James Webb foi desenvolvido pela National Aeronautics and Space Administration (NASA) em conjunto com as agências espaciais europeias e canadense. Inicialmente, era previsto para ter sido lançado em 2007. Mas alguns problemas atrasaram o lançamento do modelo, um deles foi o alto custo de produção do telescópio James Webb, que estava aumentando cada vez mais e, ainda em 2005, fizeram os engenheiros repensar o projeto original.

29/06/2022 às 11:30
Notícia

NASA afirma que precisa cavar mais fundo em busca de sinais d...

Eu cavo, tu cavas, ele cava, nós cavamos, vós cavais e eles cavam: não é romântico, mas é bem científico

Em 2016 o telescópio foi declarado como pronto, mas novamente o seu projeto foi suspenso por complicações de construção e ficou assim até 2019, quando ele finalmente foi montado. Entretanto, devido a pandemia causada pela COVID-19, mais atrasos aconteceram até a NASA finalmente marcar o dia 18 de dezembro de 2021 para o lançamento.

Continua após a publicidade

Através dele os pesquisadores poderão observar ainda mais coisas do espaço, podendo ver algumas das galáxias mais antigas do universo e outros corpos celestes, como buracos negros.

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.