Japão quer construir estrutura na Lua que daria gravidade artificial igual à da Terra

Redoma na vertical The Glass utilizaria forca centrífuga para cria força G no seu interior

Japão quer construir estrutura na Lua que daria gravidade artificial igual à da Terra
Créditos: Kajima Corporation/Reprodução

Pesquisadores e engenheiros da universidade de Kyoto, no Japão, e a corporação Kajima apresentaram um projeto que busca a construção de um edifício capaz de gerar gravidade e sustentar a vida humana, na Lua. O projeto The Glass, utilizaria a força centrífuga para gerar gravidade no seu interior. 

Rússia está construindo estação antissatélite de acordo com imagens no Google Earth

O objetivo do projeto é a construção de um ambiente habitável que ao longo do tempo não ofereça problemas a saúde humana, como acontece normalmente com astronautas que passam muito tempo em locais de baixa gravidade. Outro ponto interessante, é que o The Glass prevê que as construções fiquem na parede da estrutura em formato cilíndrico. Ou seja, você estaria andando nas paredes do local, sem perceber.

O plano dos pesquisadores da Kajima Corporation e da Universidade de Kyoto é construir uma estrutura que gire, com a força centrifuga dos cones sendo utilizada para gerar a força gravitacional necessária. São três  cones com 100 metros de raio e 400 metros de altura, capazes de completar uma rotação a cada 20 segundos.

Vida no centro do cilindro

Dentro do The Glass, os pesquisadores projetam um bioma completo, com humanos, animais e plantas. Para transporte de materiais e pessoas, os cientistas propuseram um trem espacial, que funcionaria por trilhos do lado de fora da redoma de vidro. Na captura de imagens abaixo, é possível ver como a intenção do projeto é a criação de um bioma que 'fica grudado' às paredes do cilindro e se mantém dessa forma, apenas com a força da gravidade.

A ideia parece ter saído diretamente de um livro de ficção científica, e apesar de interessante parece muito longe de ser possível coloca-la em prática. Tanto por questões de investimento monetário, quanto tecnológico necessário para o seu funcionamento. Mesmo assim, os pesquisadores da Kajima Corporation estimam a construção do The Glass para até o final da primeira metade do século 21, o que quer dizer até o ano 2051. Uma previsão que aparenta ser otimista demais.

Fonte: Gizmodo, Kajima Corporation

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.