Veja como é a One UI 5.0 com Android 13 da Samsung

Sistema operacional ainda está em beta, versão de teste da One UI 5.0 será lançada em breve

Veja como é a One UI 5.0 com Android 13 da Samsung
Créditos: Divulgação/Google

O site 9 to 5 Google divulgou as imagens vazadas da One UI 5.0, a futura versão do sistema operacional dos smartphones Samsung baseado no Android 13. A One UI 5.0 ainda não teve sua versão Beta lançada, mas a última versão do Android já foi disponibilizada para testes em diversos smartphones, como os da linha Pixel e de marcas chinesas como realme e Xiaomi

08/06/2022 às 16:01
Notícia

Android 13: desenvolvimento está dois meses adiantado

Google aplicará últimas correções antes de lançamento oficial

Imagens do One UI 5.0

Na primeira imagem a seguir, temos um comparativo entre as notificações do One UI 4.0 (à esquerda) e do One UI 5.0. Apesar de estarem quase idênticas, podemos notar uma diferença no agrupamento de notificações. No One UI 4.0, elas estão todas juntas, enquanto em sua nova versão as notificações parecem ser agrupadas. Aparentemente, pelo print, parece que ela agrupará as novas notificações separadas daquelas que o usuário já viu — e ignorou em limpar ou acessar.


Créditos: Reprodução/ 9 to 5 Google.

Na segunda imagem, uma atualização mais próxima do iOS e outros sistemas baseados em Android, em que o pop-up de permissão de acesso para os aplicativos está centralizado e não mais posicionado na parte inferior.


Créditos: Reprodução/ 9 to 5 Google.

Nas últimas duas imagens temos, respectivamente, a tela da central de segurança e privacidade da Samsung e o sistema de leitura de texto em imagens. A central de segurança e privacidade é a versão sul-coreana da funcionalidade lançada para o Pixel no Android 13. Nesta ferramenta, o usuário terá todas as suas senhas, contas e outras funções relacionadas a segurança reunidas em um único lugar. 

O OCR (sigla para Reconhecimento Óptico de Caracateres) da Samsung permite que o usuário copie textos reconhecido em imagens para a ferramenta de teclado. Anteriormente, essa ferramenta era integrada ao Bixby Vision, mas agora será algo do próprio One UI 5.0.


Créditos: Reprodução/ 9 to 5 Google.

Android 13 — o que esperar na versão definitiva

Segundo o Esper, via XDA-Developers, a próxima atualização do novo sistema operacional permitirá que os desenvolvedores limitem qualquer tipo de conexão. Atualmente a décima terceira versão do OS, que está sendo testada por devs, ainda não recebeu o recurso, mas o Android Open Source Project (AOSP) já está indicando que os usuários poderão definir a velocidade da rede durante os testes.

Continua após a publicidade

O novo gerenciador de tarefas do sistema operacional Android 13 se chamará FGS (Foreground Services - Serviços em Primeiro Plano, em tradução literal). O gerenciador mostra uma lista de aplicativos rodando no smartphone, permitindo o encerramento direto do app. Será possível acessar a lista de apps, basta deslizar com o dedo o menu de notificações e tocar no novo ícone de configurações (engrenagem). Além disso, o botão Force Stop (Forçar Parada), permite o encerramento completo e automático de todas as funções do aplicativo, incluindo alarmes e notificações.

Android 13 também permitirá que o usuário utilize duas operadoras de telefonia diferentes em um único eSIM. Os chips eSIMs, e os novos iSIMs, funcionam substituindo as entradas SIMs dos celulares, funcionando de forma digital. Entretanto, esses chips possuem a limitação de uma rede cadastrada por vez, algo que será resolvido graças a funcionalidade Multiple Enabled Profiles (MEP) que está sendo desenvolvida pela Google. 

novo SO do Google também trará a função de ajustar o brilho da lanterna do smartphone. Os códigos de API para isso são os getTorchStrengthLevelturnOnTorchWithStrengthLevel. O primeiro apresentará a intensidade da iluminação de LED, enquanto o segundo ajusta o nível da intensidade. O mínimo mostrado é "1" e o seu máximo, como esperado, será definido com base no hardware do smartphone.

O site Esper, que minera códigos de sistemas e aplicativos, encontrou uma funcionalidade com o nome "setGameState" nas "entranhas" dos códigos do Android 13. Essa função será responsável por deixar jogos ainda mais otimizados no sistema operacional. Essa novidade só estará disponível para os smartphones lançados de fábrica com o Android 13. Dispositivos que serão atualizados a partir do Android 12 ou anterior continuarão com as otimizações "datadas" — que ainda são úteis.

Via: WCCF Tech Fonte: 9 to 5 Google

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.