Após acidentes fatais nos EUA, piloto automático de carros da Tesla é investigado

A fabricante está no radar da Administração Nacional de Segurança Rodoviária há alguns anos

Após acidentes fatais nos EUA, piloto automático de carros da Tesla é investigado
Créditos: Tesla Model 3 Performance / Matt St-Pierre

Dois acidentes fatais envolvendo veículos da Tesla, nos Estados Unidos, estão sendo investigados pela Administração Nacional de Segurança Rodoviária dos EUA (NHTSA / National Highway Traffic Safety Administration). No primeiro caso, na Califórnia, uma mulher foi morta por um motorista que estava dirigindo um Model 3. Com relação ao segundo, na Flórida, na última quarta-feira (6), outro veículo fabricado pela empresa de Elon Musk colidiu em um trailer, resultando na morte do motorista de 66 anos, e do passageiro de 67 anos.

24/06/2022 às 13:00
Notícia

Carro da Tesla pega fogo sozinho em ferro velho nos EUA

O fogo foi controlado após uma abordagem inusitada dos bombeiros

A NHTSA abriu uma investigação especial sobre o primeiro caso, da Califórnia, pois existem suspeitas que o Piloto Automático estaria acionado. Se for provado que o “Tesla Autopilot” estava ativado durante o acidente, pode ser mais um passo em direção à exigência de um recall de mais de 830 mil veículos equipados com a tecnologia.

Anteriormente, a agência governamental abriu 35 investigações especiais envolvendo a Tesla, buscando indícios de possíveis falhas do sistema de piloto automático desde 2016. Anualmente, são responsáveis pela abertura de cerca de 100 investigações relacionadas às tecnologias emergentes — e outros problemas potenciais de sistemas automatizados em automóveis.

15 mortes já foram relatadas envolvendo Teslas

Ao todo, 15 mortes foram relatadas nas análises envolvendo a Tesla, incluindo o acidente mais recente. A empresa ainda não se pronunciou publicamente. Apesar dos esforços da agência para analisar as situações o mais rápido possível, estão estudando todos os dados com cautela, pois é importante precisão antes de direcionar acusações e/ou decisões mais rígidas.

Mesmo liderando a lista dos carros mais vendidos do seu segmento nos Estados Unidos, a companhia ressaltou para os seus consumidores, principalmente nos últimos meses, que o Autopilot deve ser usado com responsabilidade, com o motorista sempre em alerta, preparado para intervir manualmente sempre que necessário. Qual é a sua opinião sobre este tema? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Fonte: reuters.com

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.