Câmera GoPro recebe modificação e faz selfie 4K do espaço

Confira as imagens impressionantes compartilhadas pela NanoAvionics

Câmera GoPro recebe modificação e faz selfie 4K do espaço
Créditos: Canal do Youtube / NanoAvionics

A NanoAvionics, fabricante avançada de pequenos ônibus via satélite, resolveu adotar uma abordagem peculiar para concretizar uma investida interessante: usou uma câmera GoPro Hero 7 para fazer um vídeo no formato de “selfie” do nosso planeta em 4K. O dispositivo é capar de produzir fotos com 12 MP e filmagens em Ultra HD. É possível observar o microssatélite MP42 da própria NanoAvionics a 550 km acima do Recife de Coral e da Grande Barreira de Coral (Austrália). 

Confira, pelo canal oficial do YouTube dos envolvidos, as imagens belas e impressionantes:

Foi escolhido o popular modelo de câmera porque possui um preço acessível e dispõe de especificações técnicas para cumprir o seu objetivo. Obviamente, foram necessários ajustes para que a Hero 7 aguentasse as adversidades de um projeto como este.

Retiraram a câmera do seu invólucro, restando apenas os seus componentes internos. Em seguida, uma estrutura criada pela própria NanoAvionics foi utilizada, adaptada para as mudanças de temperatura que seriam enfrentadas. Para finalizar, um software proprietário foi criado para viabilizar a comunicação da GoPro com o satélite MP42.

Vytenis J. Buzas, cofundador da companhia, afirma:

“O motivo para tiramos a fotografia e o vídeo com a Grande Barreira de Coral ao fundo foi parcialmente simbólico. Queríamos destacar a vulnerabilidade do nosso planeta, e a importância da observação da Terra por satélites, especialmente para monitoramento do ambiente e das alterações climáticas.”

Buzas concluiu logo após:

“Fotos e vídeos de satélites ao redor do nosso planeta podem atrair atenção e ajudar mais pessoas e organizações a perceberem os benefícios sociais, econômicos, educacionais e ambientais que os satélites oferecem. Podem também inspirar mais indivíduos a seguir carreira na crescente indústria espacial”.

Continua após a publicidade

Outra vantagem de abordagens como esta, de acordo com os seus idealizadores, é combater desinformações, como as que afirmam que apenas grandes corporações ou governos poderosos tem acesso ao espaço sideral.

26/01/2021 às 11:55
Notícia

GoPro funcional é encontrada depois de 6 anos no mar - Veja v...

A câmera foi resgatada em um mutirão para remover o lixo do mar do Havaí

Com a evolução da tecnologia, o que antes era exclusivo dos filmes de ficção científica e das grandes agências, como a NASA, pode ser observado com mais clareza com o auxílio de pequenas constelações de satélites.

Qual é a sua opinião sobre este tema? Compartilhe o seu ponto de vista nesta matéria e acompanhe as nossas redes sociais!

Fonte: dpreview.com

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.