Avião espacial militar misterioso quebra recorde de permanência em órbita

O X-37B está há mais de 781 dias em órbita; a missão OTV-6 ainda não tem prazo para ser encerrada

Avião espacial militar misterioso quebra recorde de permanência em órbita
Créditos: Boeing Space

O Avião da Força Espacial dos Estados Unidos, mais conhecido como X-37B, construído pela Boeing, é um modelo bastante peculiar, pois consegue efetuar voos na órbita terrestre. Porém, desta vez, o seu marco é outro: na missão Orbital Test Vehicle-6 (OTV-6), conseguiu quebrar o seu recorde de permanência fora do planeta. O avião completou 781 dias em órbita, conseguindo ultrapassar o seu antigo recorde de 780 dias, em uma missão iniciada em 17 de maio de 2020. Confira a publicação no Twitter, ressaltando a sua conquista:

O objetivo da missão é obter algumas informações, como dados sobre a transformação de energia solar em energia de micro-ondas de radiofrequência. Outra função incluiu a inserção na órbita do satélite das Academia da Força Aérea dos Estados Unidos, o FalconSat-8, que também é uma ferramenta utilizada para estudos específicos, como entender os efeitos da radiação em sementes de plantas, e avaliar os efeitos do espaço sideral em outros materiais.

Missão não tem data para acabar

Entre outras curiosidades, o avião espacial pesa cerca de 4,990 kg, e a sua missão ainda não tem um prazo estipulado para ser encerrada. Mesmo que o seu próprio recorde tenha sido superado, outros equipamentos espaciais já superaram barreiras bem mais impressionantes, como as nave robóticas da NASA, Voyager 1 e Voyager 2, que estão em atividade há aproximadamente 45 anos — mesmo que estejam enfrentando obstáculos cada vez mais complicados. Para a sua própria categoria, o equipamento da Boeing é adequado aos seus objetivos, que são totalmente distintos das outras ferramentas mencionadas.

Desde o seu lançamento, em 2010, o tempo de permanência em órbita do X-37B foi sendo aumentado gradativamente. Inicialmente, em sua primeira tarefa oficial, ficou em órbita por 224 dias. Com o passar dos anos, esses resultados foram sendo superados, até chegar ao conquistado recentemente.

 

Fonte: space.com

.....

Está pensando em comprar algum produto online? Conheça a extensão Economize do Mundo Conectado para Google Chrome. Ela é gratuita e oferece a você comparativo de preços nas principais lojas e cupons para você comprar sempre com o melhor preço. Baixe agora.

O que você achou deste conteúdo? Deixe seu comentário abaixo e interaja com nossa equipe. Caso queira sugerir alguma pauta, entre em contato através deste formulário.